Evento promove diálogos entre Planejamento e Avaliação na UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou em 29 de novembro, no Auditório Acadêmico, no câmpus Anglo, o Evento Diálogos entre Planejamento e Avaliação. A iniciativa da Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), teve como objetivo dialogar com a comunidade universitária sobre as inter-relações entre o planejamento, construído na Universidade desde 2017, de maneira descentralizada e participativa, e a Avaliação Institucional.

A mesa “Estruturação participativa do Planejamento na UFPel” ressaltou, entre outros temas, os documentos institucionais elaborados recentemente, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), com destaque à divulgação da nova Missão e Visão da UFPel, e o Planejamento Integrado Territórios, que abrange o Plano Diretor da UFPel e a Política Ambiental.

Após, o evento abordou a “Importância da Avaliação Institucional como retroalimentadora no ciclo do Planejamento” e apresentou os desafios da Avaliação Institucional: “a extrema relevância” dos dados gerados na construção de indicadores, os quais subsidiam a gestão eficiente dos recursos para o alcance das metas institucionais.

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Paulo Ferreira, o evento marca uma aproximação concreta entre a Avaliação institucional e o Planejamento, o que ocorre desde o final de 2022. Esse relação, considerou, deverá fortalecer ambos os processos, na qualificação dos instrumentos, como o  PDI e o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), e no fortalecimento do papel da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e das avaliações do Ministério da Educação (MEC) na tomada de decisões da Universidade.

Nova Missão e Visão da UFPel

Missão: Proporcionar formação pessoal e profissional, sócio-referenciada, construindo criticamente e difundindo conhecimentos universais que garantam o acesso à ciência e à cultura, com respeito à diversidade, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, democrática e orientada pela perspectiva da inclusão e da sustentabilidade socioambiental.

Visão: A UFPel, como universidade pública, autônoma e gratuita, será reconhecida pela qualidade da formação acadêmica e da produção do conhecimento, comprometida com a diversidade, a inclusão, a justiça social, a inovação e a responsabilidade ambiental, sendo relevante regional, nacional e internacionalmente.