UFPel inaugura Clínica-Escola de Fisioterapia

Foram inauguradas oficialmente na última quinta-feira (30) as instalações da nova Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Federal de Pelotas. Localizada nas instalações do futuro Centro de Esporte, Saúde e Cultura, na rua Coronel Alberto Rosa, 580, o espaço será utilizado para a formação de novos fisioterapeutas, ao mesmo tempo em que prestará atendimento à população de Pelotas e região.

A estrutura da clínica conta com cinco consultórios para atendimento a pacientes, sendo eles voltado para crianças, sala de alunos, administração e recepção, além do amplo salão de cinesioterapia, ou seja, de tratamento por meio do movimento e do exercício. Podem ser realizados no local terapias voltadas à traumatologia, neurologia, saúde da mulher, saúde do trabalho e fisioterapia dermatológica e estética.

Será aberta agenda para cerca de 100 atendimentos semanais. A Clínica-Escola prestará serviço, principalmente, a pacientes advindos do Sistema Único de Saúde, encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBS), em especial aquelas cuja administração está sob alçada da UFPel. No entanto, segundo o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Fernando Siqueira, essa prioridade não fecha as portas da clínica para outros tipos de encaminhamentos.

As sessões serão conduzidas por estudantes de Fisioterapia em estágios curriculares, sob supervisão de docentes fisioterapeutas. “Todos esses atendimentos fazem parte do processo de ensino dos nossos alunos”, explica Siqueira.

Inauguração

O ato que marcou a abertura das atividades da Clínica-Escola de Fisioterapia se deu na manhã da última quinta-feira (30). Reunindo um grande número de estudantes e servidores do curso, além de membros da Administração Central da UFPel, a inauguração também prestou uma homenagem ao falecido professor da Escola Superior de Educação Física (ESEF), que nomeará o serviço: Alexandre Carriconde Marques.

Abrindo a cerimônia, Fernando Siqueira destacou a importância do momento, lembrando que a abertura da Clínica vai representar o aumento do acesso da população pelotense a um serviço com pouca oferta na região, o da reabilitação por meio da fisioterapia. O diretor da ESEF, Gabriel Bergmann, reiterou esse dado trazido pelo coordenador do curso, lembrando que essa realidade não se restringe apenas à Pelotas, mas à população brasileira como um todo.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, pontuou, entretanto, que não se deve perder de meta que tal espaço é fundamentalmente criado para a formação de estudantes: “Atender a comunidade é extremamente importante, mas como consequência da formação”. Já o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento e reitor eleito, Paulo Ferreira, afirmou que a Universidade como um todo deve se unir para consolidar as estruturas de cursos novos, como a Fisioterapia.

Finalizando o ato, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, exaltou o trabalho coletivo que levou à instalação da Clínica, que foi realizada com um investimento relativamente baixo – de aproximadamente R$ 180 mil – e trabalho realizado pelas equipes da própria Universidade. Antes de convidar para a visita ao espaço inaugurado, a reitora fez menção à trajetória do professor Alexandre Carriconde Marques, que emprestará seu nome à Clínica-Escola: “Essa clínica será uma extensão para todo o trabalho que ele fez”.