Jornada de Estudos Territoriais promove a interlocução de saberes acadêmicos e populares

Com o objetivo de provocar a reflexão sobre o processo de organização do espaço geográfico, com ênfase na formação territorial do Rio Grande do Sul, o Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (Leaa), do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove a Jornada de Estudos Territoriais. As atividades, em articulação com as disciplinas dos cursos de Geografia da UFPel, serão realizadas em 5 e 12 de dezembro, às 19h, no auditório do câmpus 2 (rua Almirante Barroso, 1202).

Nessa edição, o evento tem como objetivo promover a interlocução de saberes acadêmicos e populares ao refletir sobre as diversas dimensões das identidades e territorialidades gaúchas. Na terça-feira (5), a palestra “E a territorialidade negra no RS como fica/ Ela existe? Em que condições?” será ministrada pela ativista e pesquisadora de identidades de mulheres negras Ledeci Coutinho.

Já a programação de 12 de dezembro ficará por conta do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Luiz Fernando Fontoura. A palestra abordará “o gaúcho e o seu modo de vida: a formação espacial da Banda Oriental do Uruguai”.