TEM CIÊNCIA PRETA AQUI: Encontro promove reflexão e celebração da intelectualidade negra

Movimento de Resistência UFPreta juntamente com o Grupo de Estudo do Ceng – Projeto Exatas Diversidades Afro indígena (ProEDAI), em parceria com outros coletivos negros, anuncia o evento “TEM CIÊNCIA PRETA AQUI”, uma iniciativa que visa promover o compartilhamento de caminhos epistemológicos e celebrar a intelectualidade negra nas diversas áreas do conhecimento. O evento acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, no Clube Cultural Fica Ahí e no CEHUS-ICH-UFPel.

Em pleno século XXI, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos relacionados à valorização da intelectualidade negra, enquanto a negação persiste, muitas vezes ofuscada em detrimento da branquitude. O evento surge como uma resposta a esse cenário, proporcionando um espaço para a reflexão, o diálogo e a celebração das contribuições negras para o conhecimento.

Localizado em Pelotas, uma cidade com forte presença negra, o evento ganha ainda mais relevância ao se posicionar contra o exercício contínuo do racismo, que historicamente serviu de base para o enriquecimento e a apropriação dos bens materiais e imateriais da cultura negra. Em Pelotas, desafios persistem, desde elogios à colonialidade até práticas sociais que perpetuam tratamentos adversos às pessoas pretas. A experiência do racismo está espelhada e espalhada em cada esquina dessa cidade.

As ações afirmativas têm representado um respiro em direção a outras estéticas e pensamentos. A universidade das ações afirmativas encontra corpos antes impensados, para que se produza conhecimentos  atrevidos, que precisam escancarar portas e abrir janelas no caminho de ciências pretas. Essa percepção tem aguçado enfrentamentos e forjado as lutas, para mudar   as propostas e as  intenções da universidade.

A programação inclui apresentações de trabalhos acadêmicos, espaço para artistas, empreendedores e artesãos negros compartilharem suas produções. Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail: proedai.ufpel@gmail.com ou acesse o site: https://wp.ufpel.edu.br/proedai/.