UFPel inaugura Espaço de Arte Popular: Encontro de Saberes

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (Prec/UFPel) promove, no dia 04 de dezembro, a inauguração do Espaço de Arte Popular: Encontro de Saberes. O espaço fica na Rua Benjamin Constant, 1.071 (ao lado da Livraria da UFPel) e o evento está marcado para as 8h30min.

A programação contará com o ato de descerramento da placa que identifica o local. Na sequência, haverá a palestra “Corporeidades Pretas em trânsito: movências terreirizadas e partilhas de saberes”, proferida pela professora Katya Souza Gualter, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), convidada a compartilhar os modos de ação de encontro de saberes que ela lidera, com êxito, na UFRJ e fora dela.

Após, a programação terá participações artísticas do projeto estratégico Núcleo de Teatro da UFPel e do Odara – Centro de Ação Social, Cultural e Educacional, que tem o objetivo de ressignificar e valorizar a cultura negra no município a partir do ativismo com arte, cultura, educação e ação social permeada pela potência do tambor de Sopapo.

A UFPel tem intensificado aproximações e contatos com referências e iniciativas voltadas aos encontros de saberes nos espaços universitários, com o propósito de implementar estrutura e ações desta natureza na instituição e de construir uma UFPel mais pluriversitária.

Por sua vez, a Prec, dentro do Programa Estratégico “Espaço de Arte Popular UFPel”, tem trabalhado na construção de redes de contatos entre pessoas e espaços comunitários e equipes de projetos cadastrados na instituição, além de apoiar a realização de atividades-piloto para trocas de conhecimentos. Nesse sentido, apontou-se necessário definir um espaço físico na UFPel para que os trabalhos de encontro de saberes ganhem em estrutura e visibilidade.

Assim, o prédio localizado ao lado da Livraria da UFPel tem recebido requalificações na sua estrutura pelas equipes da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) e da Superintendência de Infraestrutura, tornando o Espaço de Arte Popular: Encontro de Saberes uma realidade como um lugar de aprendizado e criatividade, dedicado à celebração da riqueza da cultura popular. Um local onde as tradições se encontram e se renovam e onde a academia e a comunidade se entrelaçam.

O evento de inauguração também contará com as presenças do mestre griô Dilermando Martins Freitas – um dos fundadores e coordenadores do Odara – Centro de Ação, Social, Cultural e Educacional, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel) e integrante da Ação Griô Nacional – e de Cid Branco, ator desde 1979, tendo percorrido o Brasil fazendo teatro, hoje estudante de Licenciatura em Teatro na UFPel. Ambos atuarão na apresentação artística do Projeto Estratégico Núcleo de Teatro UFPel.