UFPel lança três editais para promover a internacionalização “em casa”

Atualizado em 05/12/23, às 09h08

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou três editais para fortalecer a internacionalização dentro da Instituição e promover uma experiência enriquecedora para estudantes internacionais. As iniciativas foram projetadas para oferecer suporte, acolhimento e oportunidades de integração para quem deseja se envolver mais ativamente no ambiente universitário global.

Com foco na formação de uma rede de apoio, o Edital “Amigo Universitário” busca criar um grupo dedicado a auxiliar novas e novos estudantes internacionais, responsável por oferecer suporte prévio à viagem e acolhimento na chegada. A proposta é garantir uma transição adequada e facilitar a adaptação de estudantes internacionais à vida acadêmica e cultural em Pelotas. As inscrições serão recebidas até 14 de dezembro.

O Edital do Programa de Moradia para Estudantes Internacionais, aberto à comunidade local, pretende criar um banco de endereços de famílias interessadas em acolher estudantes internacionais em suas residências. Essa iniciativa, com inscrições até 2 de janeiro de 2024, busca estabelecer laços de amizade e promover uma imersão completa na cultura local, fornecendo a estudantes internacionais um ambiente acolhedor durante sua estadia no município.

Também há o Edital de Estágio, destinado a estudantes dos cursos de Direito, Jornalismo, Design Digital, Design Gráfico e Turismo que tenham interesse em atuação voluntária na CRInter. Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar a chance de desenvolver habilidades em ambiente multicultural, contribuindo para o gerenciamento e desenvolvimento de programas de intercâmbio e cooperação internacional e para o processo de internacionalização da UFPel. O período de inscrições será encerrado em 14 de dezembro.

Os três editais, conforme a CRInter, representam um compromisso da UFPel “em promover a internacionalização em todos os níveis, enriquecendo o ambiente acadêmico com diversidade cultural e oferecendo oportunidades únicas para a comunidade universitária se envolver ativamente no cenário global”. As informações e os canais de contato estão disponíveis em https://wp.ufpel.edu.br/international/