Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da UFPel aumenta em 125% o número de apresentações em 2023

O 9º Congresso de Ensino de Graduação (CEG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) teve um aumento de 125% na apresentação de trabalhos durante a 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), totalizando 720 apresentações.

Neste ano de 2023, a questão da interdisciplinaridade foi a responsável pelo desenvolvimento do 9° CEG, unindo professores e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento em busca do aprofundamento das discussões sobre o ensino superior, visando reunir ideias que possam qualificar e transformar a educação superior da UFPel para melhor.

A novidade do ano passado que veio para ficar – os eixos temáticos do CEG (Diversidade no Ensino Superior; Tecnologias Educacionais na Educação Superior; Projetos e Programas Institucionais; Monitorias e Relato de Experiência na Graduação) – trouxe discussões, questionamentos e conceitos sobre diversos temas que envolvem a Educação Superior, como a inovação, a interdisciplinaridade e a inclusão social, o que acarreta no enriquecimento dos debates e perspectivas de todos os participantes do Congresso.

Tradição do CEG, este ano os relatos de estudantes que vivenciaram e tiveram a troca de experiências com projetos de ensino da UFPel foram “emocionantes”, de acordo com a coordenadora do CEG, a professora Carine Corcini. Para ela, os relatos “influenciam na motivação dos estudantes e ajudam a combater a evasão acadêmica”.

Outro destaque nas apresentações do CEG neste ano foram a forte participação e o engajamento, tanto dos professores quanto dos apresentadores e ouvintes. “Essa participação foi o aspecto mais marcante e memorável do 9° CEG”, comenta.

Segundo ela, o evento também reiterou a importância fundamental do ensino de qualidade para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes, garantindo uma evolução contínua da educação superior.