Relação entre a Universidade e a comunidade é destacada no CEC

A prática extensionista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – e os seus reflexos para a comunidade – estiveram em evidência no 10º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), um dos eventos integrantes da 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE). O encontro foi realizado de 20 a 24 de novembro, nos prédios da UFPel na zona do Porto.

Foram 542 trabalhos apresentados no CEC, sendo o recorde das edições presenciais do Congresso. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec) organiza o evento e avalia a ocasião como sendo um momento-chave para que a comunidade possa identificar os impactos gerados na aproximação entre a instituição de ensino e as pessoas, evidenciando que a formação de estudantes está tendo reconhecidamente outra lógica, caminhando nessa direção.

Segundo a comissão organizadora, o CEC oferece uma plataforma para destacar as atividades de extensão realizadas pela Universidade. Isso proporciona visibilidade tanto para os projetos em si quanto para as coordenações e estudantes envolvidos. “O reconhecimento dessas iniciativas é vital para validação social da Universidade”, observa o chefe do Núcleo de Apoio a Projetos de Extensão da Prec, Mateus Mota, em nome da comissão.

A troca de experiências e conhecimentos entre as pessoas participantes também é um ponto destacado. De acordo com o grupo, isso é fundamental para o aprimoramento das práticas de extensão, permitindo que os envolvidos aprendam com as abordagens bem-sucedidas de seus colegas e compartilhem desafios e barreiras enfrentados.

O CEC, ao reunir pessoas envolvidas com a extensão e cultura – comunidade acadêmica e comunidade externa – contribui para fortalecer as aproximações dentro e fora da universidade. “Isso traz robustez, engajamento e pertencimento aos envolvidos, promovendo possibilidades de colaborações futuras, seja no âmbito da extensão, ensino, pesquisa ou inovação”, avaliam os organizadores.

Impacto na comunidade externa
A extensão universitária tem o propósito de impactar positivamente a sociedade. Ao compartilhar os resultados de projetos de extensão, explica a comissão, a Universidade demonstra seu compromisso com a comunidade local e regional, além de possibilitar que pessoas de fora do ambiente acadêmico conheçam e participem dessas iniciativas.

Com a participação no evento, estudantes envolvidos em projetos de extensão têm a chance de apresentar seus trabalhos e a possibilidade de adquirirem experiências em comunicação acadêmica. A comissão organizadora estima que, além disso, essa participação também estimula que outros estudantes possam se envolver com projetos de extensão, ampliando o envolvimento das pessoas com essa dimensão.

Outro dos aspectos relevantes do CEC é a possibilidade de avaliar e aprimorar as práticas extensionistas da UFPel, já que através da apresentação dos resultados e dos impactos obtidos é possível dar e receber feedbacks e assim identificar os aspectos que necessitam ser aprimorados.

Da mesma forma, salientam, a extensão provoca colaborações interdisciplinares e no Congresso isso passa a ser fomentado, já que há interação entre as diferentes disciplinas, o que enriquece as abordagens de resoluções de problemas.

“Este momento de compartilhamento é fundamental para fortalecer a relação entre a Universidade e as comunidades, reforçando o papel da UFPel em seu território e estimulando o avanço através dos seus egressos formados com a experiência extensionista”, pontua Mota.