1º Seminário Temático da Comissão das Licenciaturas será realizado em 08 de dezembro

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, em 08 de dezembro, o 1º Seminário Temático da Comissão das Licenciaturas. O encontro será realizado das 14h às 18h, no Auditório da Reitoria da UFPel, no Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1 – quarto andar). Os trabalhos estão sendo organizados a partir da temática “Arquiteturas curriculares e temas emergentes” e o evento será aberto à comunidade acadêmica da Universidade, com inscrições no local.

A Comissão das Licenciaturas é um órgão colegiado, organizado a partir da representação de todos os cursos de licenciatura da UFPel, assim como da Faculdade de Educação (FAE/UFPel) e da Coordenação de Ensino e Currículo (CEC- UFPel). A atuação dessa comissão tem caráter propositivo, sendo uma de suas competências acompanhar e discutir as demandas relacionadas às políticas de formação de professores, em âmbito nacional, regional e local, analisando os seus desdobramentos no contexto da UFPel e propondo ações no sentido de colaborar com a discussão, o planejamento e o encaminhamento das políticas próprias da instituição.

Nesse sentido, a realização do 1º Seminário Temático da Comissão das Licenciaturas – Arquiteturas curriculares e temas emergentes situa-se na direção de promover a discussão e o compartilhamento de experiências acerca da inserção das temáticas relativas à Educação Ambiental, Educação para os Direitos Humanos, Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero e Educação Inclusiva nos currículos dos cursos de licenciatura, com enfoque nos processos de reestruturação e implementação de propostas curriculares recentes.

De acordo com as professoras Analiza Zorzi e Aliana Anghinoni Cardoso, membros da comissão organizadora, a perspectiva, portanto, é compreender a inserção dessas temáticas não somente como uma demanda dos dispositivos legais a ela relacionados, ou seja, como cumprimento “da força da lei”, mas como uma necessidade de reflexão, movimento e avaliação dos sujeitos envolvidos na construção dos Projetos Políticos Pedagógicos de Curso, especialmente aqueles destinados à formação de professores.

Programação
A palestra de abertura, que será realizada imediatamente após a mesa oficial do evento, é proposta a partir do tema “Educação Antirracista no Ensino Superior”. Essa atividade convida ao início dos debates que caracterizam o evento com a reflexão sobre possibilidades de se estruturarem, por dentro da universidade pública e a partir dela, práticas pedagógicas que se caracterizem como antirracistas e que promovam o pensamento e a ação no sentido de reconhecer e eliminar o racismo.

Na sequência, a mesa “Relatos de experiências curriculares” tem como objetivo principal o compartilhamento das experiências dos cursos de licenciatura de diferentes áreas e, portanto, de “lugares” e perspectivas teóricas diversas, a respeito da inserção, em seus currículos, das temáticas relativas à Educação Ambiental, Educação para os Direitos Humanos, Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero e Educação Inclusiva.