Internacionalização é tema principal entre painéis temáticos da SIIEPE

Na tarde de quarta-feira (22), seguindo a programação da 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (SIIEPE/UFPel), ocorreram seis painéis temáticos nos auditórios do Centro de Artes, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FaUrb), Instituto de Ciências Humanas (ICH) e Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS), ao longo da tarde. Dentre eles, quatro focaram no tema principal da SIIEPE: a internacionalização universitária.

As apresentações dos painéis foram divididas em dois públicos-alvo: docentes e discentes da comunidade acadêmica da UFPel. “Debatendo Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior” foi o painel exclusivo para os professores da UFPel. Com a presença de docentes de diferentes áreas, a professora de Dança da Universidade e chefe do Núcleo de Formação de Professores, Flávia Nascimento, e o Grupo de Interlocução Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), abordaram diversos temas relacionados à avaliação da qualidade do ensino e da aprendizagem na UFPel. Assuntos como objetivos da avaliação no ensino superior, instrumentos de avaliação, critérios avaliativos, desafios e tendências na avaliação no Ensino Superior foram apresentados e discutidos entre os docentes na apresentação.

Entre os estudantes, as apresentações focaram em aumentar a participação acadêmica na contribuição com o processo de internacionalização da Universidade. Diversos painéis ressaltaram a relevância da internacionalização para a UFPel.

O painel “Projeto Amigo Universitário como estratégia de internacionalização em casa e acolhimento de estudantes internacionais”, ministrado pela Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) e estudantes do curso de Relações Internacionais da UFPel, apresentou aos participantes dois editais: Projeto Amigo Universitário e “Programa de Moradia para estudantes Internacionais”, que estava sendo lançado. Ambos visam facilitar o processo de chegada de estudantes estrangeiros na UFPel, com a ajuda de universitários voluntários.

Na ocasião, os apresentadores do painel Renata Bielemann (moderadora), Amanda Bleggi e Eriovan Moraes, além de apresentarem os dois editais da CRIter aos discentes, também conversaram sobre a troca de experiências vividas entre os estudantes brasileiros e internacionais que já realizaram o intercâmbio ou mobilidade acadêmica na UFPel. Os apresentadores ressaltaram que, a partir do contato com estudantes estrangeiros, os alunos brasileiros podem aprender sobre a história, cultura, política, economia, culinária, entre outros temas de um país diferente. Outro aspecto importante sobre a convivência entre pessoas de países diferentes é a troca de experiências, sobretudo no ramo da cultura. Além da troca de experiência e aprendizado, os estudantes brasileiros que participarem dos projetos da CRInter poderão, também, aprender/aprimorar o conhecimento em uma nova língua estrangeira, com alta chance de beneficiar sua carreira profissional futuramente.

Mais informações sobre os editais estão no site da CRInter.

Publicado em 24/11/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Docentes, Estudantes, painéis, SIIEPE, SIIEPE 2023.