Com variedade de temas, 7º Congresso de Inovação Tecnológica integra a SIIEPE

Com a abertura da nona Semana Integrada da UFPel 2023, na manhã de segunda-feira (20), iniciou, também, o sétimo Congresso de Inovação Tecnológica (CIT) da Universidade, promovido através da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA) da UFPel.

O CIT tem por objetivo disseminar as pesquisas acadêmicas da Universidade, relacionadas à inovação e tecnologia, democratizando o acesso para que todas as pessoas tenham acesso no que está sendo feito dentro da UFPel, em relação à inovação. Assim, serve de vitrine para pesquisas que gerem algum tipo de inovação a ser destinada à sociedade como um todo.

Criado em 2017, o Congresso busca ampliar e promover a discussão da inovação dentro e fora do ambiente acadêmico, destacando a sua importância e relevância. “Queríamos que a Universidade tivesse o seu quarto eixo, além de ensino, pesquisa e extensão; neste caso, o quarto eixo é o da  inovação” , comenta o superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, Vinicius Farias Campos.

Neste ano, o CIT recebeu 102 trabalhos, com temas voltados para  a saúde humana, medicina veterinária, meio-ambiente, agricultura e inteligência artificial, entre outros assuntos pertinentes. As apresentações estão ocorrendo no auditório do CEHUS, e a programação completa pode ser vista aqui.

Inovação

Responsável pela política de inovação e desenvolvimento tecnológico e social da UFPel, a Superintendência de Inovação e Relações Interinstitucionais (INOVA) tem por objetivos debater, planejar e coordenar as necessidades da Universidade e suas interações com a comunidade local, nacional e internacional. Também desempenha um importante papel de fortalecimento da ligação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Entretanto, para o superintendente, apesar das pesquisas acadêmicas levarem benefícios e vantagens para a comunidade externa, nem sempre a população está a par dessas pesquisas. De acordo com o superintendente, há maneiras de levar o conhecimento produzido na Universidade para a população em geral. Uma delas, é promover discussões  e conversas mais aprofundadas sobre inovação na sociedade. “Através da inovação, podemos, de alguma forma, melhorar a sociedade”, afirma.