SIIEPE: Congresso de Iniciação Científica tem recorde de inscrições

O maior evento científico da UFPel e o mais antigo da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), o Congresso de Iniciação Científica (CIC) teve início na manhã desta segunda-feira (20). Este ano, o evento teve mais de 1,4 mil trabalhos inscritos, quebrando o recorde de apresentações em toda a história do CIC.

Para um dos coordenadores do CIC, o professor de Odontologia da UFPel Marcos Britto Corrêa, o número de inscrições significa que a Universidade voltou com toda a sua produção científica após a pandemia de Covid-19. Esse número também enfatiza a relevância da Universidade quanto às diversas pesquisas científicas realizadas no ramo acadêmico, demonstrando a força e a presença da Universidade em diversos setores da sociedade.

O CIC, que está na sua 32° edição, terá diversas apresentações tradicionais. Entretanto, neste ano de 2023, os alunos que apresentaram trabalhos artísticos puderam contar com uma nova modalidade de apresentação: a apresentação performativa, que pôde utilizar a performance, juntamente com algum recurso artístico utilizado pelo apresentador (a), para uma melhor apresentação dos trabalhos artísticos. As apresentações performativas ocorreram no Auditório do Centro de Artes, durante a tarde de quarta-feira (22).

Além do recorde de trabalhos e da novidade para os estudantes das artes, com a Iniciação Científica, o Congresso também promove o aprendizado com foco no conhecimento científico para discentes e participantes, que por sua vez, podem ser estimulados, através das apresentações, a realizarem seus próprios trabalhos em anos seguintes. Com as apresentações dos trabalhos, focadas na promoção de conhecimento científico, o Congresso também estimula os estudantes a pleitearem bolsas de Iniciação Científica.

A Semana Integrada também promove, justamente, a integração entre todos os participantes da comunidade acadêmica da UFPel. Uma semana inteira de apresentações e trocas de conhecimento. Segundo Corrêa, esse é um ótimo momento para todos integrantes da Universidade refletirem sobre todas as produções acadêmicas feitas na UFPel. “É fundamental para a gente, enquanto Universidade, também se conhecer”, pontua.

Além da integração entre discentes e docentes, a população pelotense também pode participar de ações conjuntas com a comunidade acadêmica da Universidade, por meio de eventos culturais ao longo dessa semana e feiras, no Largo do Bola (Rua Coronel Alberto Rosa, 117), o que pode ser positivo para o município de Pelotas e a UFPel, segundo o coordenador do CIC.