Programa promove treinamento de gatekeepers para prevenção do suicídio

O Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oferece “Treinamento QPR de Gatekeepers para prevenção do suicídio no contexto universitário”. O público-alvo são servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados e estudantes de graduação e pós-graduação. As pessoas participantes poderão escolher uma data entre seis opções. O treinamento ocorre no Campus II (Rua Almirante Barroso, nº 1.202 – sala 211 – 2º andar).

O termo gatekeepers designa, neste caso, as pessoas de referência ou “guardiões da vida”, após receberem um treinamento que as habilita a saberem o que fazer ao identificarem uma pessoa em sofrimento psíquico, seguindo três passos simples: questionar sobre a existência de ideias de morte por suicídio; persuadir para a necessidade de busca por ajuda profissional e referir aos locais/serviços adequados para esse fim.

Pessoas interessadas deverão ter 18 anos completos, matrícula ativa na UFPel (tanto servidores quanto estudantes) ou comprovar vínculo com empresa prestadora de serviços (trabalhadores terceirizados) e não poderão estar afastados do trabalho ou das aulas por qualquer razão no momento da participação no treinamento.

Para inscrição, o participante deve optar por um dos seguintes dias e horários:

– Segunda-feira, dia 04/12 – Das 14h às 17h
– Terça-feira, dia 05/12 – Das 14h às 17h
– Quarta-feira, dia 06/12 – Das 08h30min às 11h30min
– Quarta-feira, dia 06/12 – Das 19h às 22h
– Quinta-feira, dia 07/12 – Das 08h30min às 11h30min
– Sexta-feira, dia 08/12 – Das 14h às 17h

As inscrições poderão ser feitas através de formulário eletrônico.