Podcast Ginecologicamente Falando completa três anos
Projeto de extensão do Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Medicina, o podcast Ginecologicamente Falando completa, na próxima sexta-feira (24), seus três anos de atividade. A ação busca levar, por meio da tecnologia, conhecimentos sobre saúde feminina a toda a população.
Pensado inicialmente como um modo de estímulo nos estudos dos acadêmicos de Medicina durante a pandemia, o podcast acabou se tornando um disputado projeto de extensão na unidade. A ideia é de levar informações sobre a saúde da mulher de forma descontraída e de fácil entendimento. Partindo dessa premissa, já foram cerca de 150 episódios do programa, veiculado em diversas plataformas digitais, que já receberam profissionais de todo o país e do exterior para falar de temas como gravidez e doenças ligadas ao sistema reprodutor feminino.
Segundo o docente Guilherme Bicca, um dos envolvidos com o projeto, a ideia vem de uma paixão sua por consumir conteúdos em áudio, algo que ele desenvolve desde sua graduação, quando gravava os conteúdos para estudar para as provas. Com a popularização das plataformas de podcast, houve a oportunidade de estender os temas para a população em geral.
Temas como prevenção do câncer, pré-natal e parto, vida saudável, endometriose, anticoncepção e menopausa estão nos episódios mais assistidos. “Já abordamos praticamente todos os grandes temas da saúde feminina e procuramos também revisitá-los com diferentes aspectos, pois, ao falar de saúde feminina, temos assuntos praticamente inesgotáveis”, conta um dos coordenadores do projeto, Thales Moura.
Uma das ideias é que, a cada atendimento no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia, a paciente saia com o episódio específico de sua queixa ou demanda, o que facilitaria o entendimento e inclusive a adesão ao tratamento pela mesma. “Os resultados entre as pacientes são fantásticos”, destaca Moura.
Outra plataforma popular, o Instagram, auxilia na chamada dos episódios. Lá também são postadas dicas de saúde, entre outros assuntos. No entanto, um dos conteúdos que mais tem chamado atenção são as gravações da “Dona Nilza”, técnica de enfermagem do ambulatório que, aos 74 anos, virou artista principal, trazendo suas dicas de saúde de uma forma leve e divertida.
Os episódios do Ginecologicamente Falando são publicados semanalmente, em geral, às terças-feiras. Os conteúdos estão disponíveis nas plataformas Spotify, Google Podcast, Apple Podcast, entre outros, basta procurar por “Ginecologicamente Falando”. Outras informações e os vídeos da Dona Nilza podem ser acessados no Instagram do projeto, no perfil @ginecologicamentefalando.