UFPel oferece mais de 2,5 mil vagas, em 77 cursos, para quem tem ou já teve vínculo com o Ensino Superior

Mais de 2,5 mil vagas, distribuídas em 77 cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), são ofertadas pelo Processo Seletivo Complementar, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2024. As oportunidades, em cinco modalidades de acesso à Universidade, são destinadas a quem tem ou já tenha mantido vínculo com a Educação Superior.

O Edital possibilita o ingresso na UFPel por “Transferência”, “Reopção”, “Reingresso”, “Portador de Diploma de Ensino Superior” e “Retomada de Estudos”. As inscrições serão recebidas de 4 (a partir das 8h) a 15 de dezembro, exclusivamente pela Internet.

Para participar, é necessário preencher ficha on-line pelo Sistema Cobalto e anexar os documentos exigidos pelo processo seletivo, de acordo com a modalidade indicada. De forma a auxiliar nessa etapa, a Universidade elaborou guia com o passo a passo.

Modalidades disponíveis

Reopção: troca de curso de forma interna na UFPel;

Transferência: para estudantes com matrícula em outra instituição de Ensino Superior;

Reingresso: retorno às atividades de estudante que já tenha sido vinculado à UFPel e abandonado ou cancelado a sua matrícula;

Portador de diploma: ingresso de estudantes que já tenham concluído curso superior de graduação;

Retomada de estudos: para quem já iniciou curso superior em outra instituição e abandonou os estudos.

Ações Afirmativas

Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo também reserva cotas para quilombolas e indígenas, referentes ao processo seletivo especial para essas comunidades.

Requisitos

Para alguns cursos, conforme o Edital, é necessário o aproveitamento curricular de pelo menos três disciplinas específicas do primeiro semestre; para outros, essa exigência pode ser cumprida considerando a integralidade do curso. O critério de seleção, em todos os casos, consiste na maior carga horária aproveitada, independentemente da modalidade de ingresso.

Edital – Processo Seletivo Complementar (77 cursos)