Início do conteúdo

Inicia a SIIEPE na UFPel

Com recorde de participantes e de trabalhos inscritos, a Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), o maior evento acadêmico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), começou na manhã desta segunda-feira (20). São mais de 10,9 mil pessoas inscritas e 3.941 produções que serão apresentadas durante os cinco dias de evento. A abertura oficial ocorreu no Largo do Bola – em frente ao Instituto de Ciências Humanas (ICH) – com apresentação do Núcleo de Pesquisa em Choro.

A temática deste ano é “Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”. De acordo com a coordenadora do evento, a vice-reitora Ursula Rosa da Silva, a UFPel quer, cada vez mais, abrir as portas para mobilidade, troca de conhecimento e perspectivas de internacionalização das temáticas de estudo, em sintonia com as questões mundiais e desafios da contemporaneidade. Se incluem aí oportunidade de novos fomentos nas áreas relevantes para internacionalização, novas carreiras, questões linguísticas – a importância do aprendizado de línguas estrangeiras especialmente entre estudantes – e também a internacionalização em casa como possibilidade de troca e ampliação de grupos de pesquisa.

A Semana Integrada congrega o 7º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 9º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 10º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 25º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e o 32º Congresso de Iniciação Científica (CIC).

Além das tradicionais apresentações orais, a SIIEPE tem em sua programação palestras, painéis temáticos, apresentações performativas, mostra artística e o “Sua Tese em Três Minutos” – desafio de apresentação, em três minutos, dos resultados de teses de doutorado para um público alheio à linguagem científica. A coordenadora salienta ainda que, nesta edição, houve a elaboração de edital que possibilitou que estudantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB) estivessem no encontro de forma presencial, em um momento diferenciado de vivências e interação entre todas as áreas do saber.

A vice-reitora também celebrou a participação cada vez maior do público, a realização do encontro nos prédios da área do Porto – uma ocasião para que todas as unidades possam conhecer o espaço – e a feira de trabalhos feitos pelas comunidades e estudantes, que estará permanentemente no Largo do Bola durante o evento.

Na abertura, a reitora Isabela Andrade cumprimentou a organização da SIIEPE e ressaltou que a internacionalização é um assunto debatido atualmente no mundo todo. De acordo com a gestora, no encontro mais recente do Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB), além do debate sobre o tradicional tripé “ensino, pesquisa e extensão”, os temas “inovação” e “internacionalização” vêm ganhando espaço. “São os cinco temas principais aos quais as universidades, principalmente as públicas, devem se atentar”, disse. Isabela também pediu aos presentes uma salva de palmas para marcar o Dia da Consciência Negra – comemorado neste 20 de novembro – e desejou sucesso à SIIEPE.

Entender melhor a função social da Universidade e o quanto seus ensinamentos podem contribuir para a melhoria de vida das pessoas foi um dos motivos que levou o estudante do segundo semestre de Música Jalbo Passos, 68 anos, a participar da SIIEPE como ouvinte. Segundo ele, é preciso não apenas “passar pela Universidade” e assistir às aulas, mas também contribuir com a sociedade. Assim, destaca, a vivência na Semana Integrada junto a várias outras áreas do conhecimento pode oportunizar que as pessoas possam se encontrar e identificar modos e formas de colaborar com a vida em comum. “Precisamos estar inseridos nesse contexto e saber o que podemos fazer pela vida das pessoas. E isso só se faz com interesse e ação”, pontuou.

Núcleo de Pesquisa em Choro abre o encontro
Acordes concebidos pelos compositores regionais do Sul soaram no Largo do Bola brindando a abertura do evento. O Núcleo de Pesquisa em Choro da UFPel, projeto de pesquisa artística sobre o gênero musical no Sul do Brasil, integra uma ampla inciativa liderada pelo curso de Música Popular que envolve ações de ensino, pesquisa e extensão.

Na ocasião, um grupo de dez alunos – todos pesquisadores de Iniciação Científica – acompanhados por um dos coordenadores, o professor Rafael Velloso, apresentaram aos participantes da SIIEPE músicas de Avendano Júnior, Octávio Dutra, Blauto Cruz e ainda uma canção de Pixinguinha que foi gravada na Argentina.

A apresentação sucedeu o Festival de Choro, que marcou o Dia Municipal do Choro, celebrado em 19 de novembro. Além do mapeamento e memória do choro no extremo Sul do país e publicações decorrentes da pesquisa, o projeto também promove os Encontros no Choro, do qual pessoas da comunidade podem participar – e inclusive aprender um instrumento. “O choro é um patrimônio que queremos difundir na Universidade”, disse o coordenador.

Programação
A programação completa pode ser acessada no site do evento, que também concentra as demais informações sobre a SIIEPE.

SIIEPE em números
CEC – 542 trabalhos
CEG – 720 trabalhos
CIC – 1.417 trabalhos
CIT – 102 trabalhos
ENPOS – 1.160 trabalhos
Ouvintes – 6.975
Total de participantes: 10.916

RUs durante a SIIEPE
No período da SIIEPE, de 20 a 24 de novembro, a unidade do Restaurante Universitário (RU) do Campus Capão do Leão sofrerá alteração em seu horário de funcionamento. O almoço será servido das 11h30min às 13h. As unidades do Centro e Campus Anglo manterão o horário de atendimento normal durante esse período.

Transporte de Apoio
O Transporte de Apoio da UFPel também está com horários e itinerários diferenciados para atender à SIIEPE. Todas as informações a respeito podem ser acessadas aqui.

Servidores poderão fazer nova foto para identificação
Durante a SIIEPE, servidores da UFPel poderão renovar sua fotografia de identificação. Um estúdio fotográfico está montado na sala 39 do Cehus (Rua Coronel Alberto Rosa, 117), das 9h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min.