Resultados dos processos avaliativos externos revelam desempenho de cursos na UFPel no 2º semestre de 2023

No decorrer do segundo semestre de 2023, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passou por avaliações conduzidas por sete comissões de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). O objetivo principal dessas avaliações era analisar a qualidade da oferta dos cursos de graduação oferecidos pela instituição.

As comissões, seguindo o Instrumento de Avaliação Externa publicado pelo INEP, centraram suas análises em três dimensões críticas: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, e Infraestrutura. Além disso, as avaliações consideraram as diretrizes curriculares, bem como os referenciais de qualidade e regulação estabelecidos pela legislação educacional vigente.

Essas avaliações são uma parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), conduzidas nos processos regulatórios de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. Essas ações periódicas são obrigatórias para todos os cursos de graduação no país, visando assegurar a qualidade dos serviços educacionais e a conformidade com a legislação.

Atualmente, as avaliações são realizadas principalmente de forma virtual, exceto para os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Psicologia, que ainda passam por avaliações presenciais. Apesar da mudança no formato, as regras e o documento norteador permanecem inalterados.

Ao término das avaliações, um relatório detalhado e um conceito de curso, variando de 1 a 5, são divulgados. O conceito 5 representa a excelência, sendo um dos fatores determinantes para os processos regulatórios deferidos pelas Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES/MEC).

Os resultados dessas avaliações in loco e os relatórios correspondentes são encaminhados pelo Núcleo de Regulação de Cursos às unidades acadêmicas e administrativas da UFPel. Isso permite que as unidades acadêmicas analisem os indicadores avaliados, revisitem os apontamentos das comissões avaliadoras e realizem uma autoavaliação. Essa análise visa definir objetivos e metas, além de implementar ações de melhoria tanto nos cursos quanto na própria estrutura universitária.

Os conceitos obtidos pelos cursos nas sete avaliações realizadas no primeiro semestre deste ano foram divulgados, destacando-se o reconhecimento com conceito 5 para o curso de Teatro (Turno Integral) e Fisioterapia.

Para os nove cursos ainda em processo de avaliação, incluindo Engenharia de Petróleo, Transporte Terrestre, Museologia, Engenharia Industrial Madeireira, Gestão Ambiental – Tecnólogo, Arqueologia, Medicina, Terapia Ocupacional e Teatro – turno noturno, a comunidade acadêmica aguarda os desdobramentos dessas análises, embora ainda não haja definição quanto à designação das comissões avaliadoras e datas para visitas in loco.

Publicado em 14/11/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags autoavaliação, avaliação, INEP.