Siiepe ocorrerá de 20 a 24 de novembro

Está chegando a hora do maior evento acadêmico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel): a 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siiepe). O evento ocorrerá de 20 a 24 de novembro. As inscrições para ouvintes ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de novembro, de forma gratuita.

A temática deste ano será “Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”. Além das tradicionais apresentações orais, o evento terá palestras, painéis temáticos, apresentações performativas, mostra artística e o “Sua Tese em Três Minutos” – desafio de apresentação, em três minutos, dos resultados de teses de doutorado para um público alheio à linguagem científica.

A palestra de abertura será “A internacionalização impactando as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação”. O tema será trazido por Gonzalo Vicci Gianotti (Universidade da República do Uruguai) e Ana Qiao Jianzhen (Universidade Normal de Hebei, da China). A atividade ocorrerá no dia 20, às 19h, no Auditório Sicredi (Av. Dom Joaquim, 1.087). Haverá transmissão pelo canal da UFPel no YouTube.

No dia seguinte (21), o professor Cesar Gomes Victora, vencedor do Prêmio Almirante Álvaro Alberto 2023 para Ciência e Tecnologia, abordará “Por que fazer pesquisa no Brasil?”, no mesmo horário e local, também com transmissão pelo canal da UFPel.

A terceira e última palestra da Siiepe abordará “Internacionalização e línguas estrangeiras para todos: por que essa é uma pauta urgente nas universidades?”, com Denise de Abreu e Lima, presidente do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF/Andifes/UFSCar) no dia 23, também às 19h, no Auditório do Sicredi, com transmissão ao vivo.

Painéis
Os painéis temáticos serão realizados no dia 22, à tarde, em locais variados.

Painel 1
Mobilidade acadêmica outgoing: oportunidades e vivências
Mediadores: Renata Bielemann, Anelise Silveira Alves
Horário: 14h às 15h30min
Local: Auditório 1 do Centro de Artes

Painel 2
Internationalization at home: academic presentations by UFPel students
Mediadores: Helena Selbach, Márcia Klee
Horário: 14h às 15h30min
Local: Sala 254 do ICH

Painel 3
Projeto Amigo Universitário como estratégia de internacionalização em casa e acolhimento de estudantes internacionais
Mediadores: Amanda Bleggi
Local: Auditório 1 do Centro de Artes

Painel 4
Práticas de internacionalização em casa e no exterior: contribuições e possibilidades por meio das línguas
Mediadores: Helena Vitalina Selbach e Lucas Löff Machado
Local: Auditório da FAURB

Painel 5
Programa Institucional de Dupla Diplomação em Cursos de Graduação na UFPel
Mediadoras: Emileni Tessmer e Renata Bielemann
Local: Sala 254 do ICH

Painel 6
Debatendo Avaliação da Aprendizagem do Ensino Superior
Mediadores: Flavia Nascimento e Grupo de Interlocução Pedagógica
Horário: 14h às 17h30min
Local: Auditório do CEHUS
Público-alvo: docentes da UFPel (50 vagas)

Fique por dentro
A programação completa pode ser acessada no site do evento, que também concentra as demais informações sobre a Siiepe.

A Semana Integrada congrega o 7º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 9º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 10º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 25º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e o 32º Congresso de Iniciação Científica (CIC).