Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti será realizado na próxima semana

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado em 19 de novembro, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) irá realizar mutirões em vários de seus prédios para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. As ações serão realizadas nos dias 06, 07 e 10 de novembro.

O mutirão contará com a participação de agentes de endemias ligados às Secretarias Municipais de Saúde de Pelotas e do Capão do Leão. Em cada local previsto no roteiro, será realizada uma minipalestra sobre cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito e outras orientações relacionadas ao tema. As equipes de limpeza, higienização, obras e jardinagem que atuam na Universidade foram convidadas a participar da atividade, já que costumam ser os “olheiros” mais diretos no combate ao inseto. Além de entregar materiais informativos, os agentes, acompanhados de integrantes da Comissão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti da UFPel, irão realizar vistoria nos locais.

No dia 06, o mutirão será realizado no Campus Anglo, na Faculdade de Odontologia, no Centro de Artes, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) e no Campus 2. No dia 07, as atividades serão na Faculdade de Direito, na Faculdade de Medicina (Famed) e na Escola Superior de Educação Física (Esef). No dia 10, será a vez do Campus Capão do Leão. Em todos os dias e locais, as ações iniciam às 9h30min.

A presidente da Comissão, Tânia Vieira, destaca que o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, precisa ser permanente e o apoio da população em geral é fundamental para evitar a disseminação da doença. Ela lembra que medidas simples, como evitar acúmulo de água em vasos de plantas e em pneus, contribuem para inibir a proliferação do mosquito e resguardar a saúde. “Com a chegada do verão e devido às fortes chuvas ocasionadas nos últimos dias, precisamos intensificar medidas de prevenção e combate ao mosquito vetor”, salienta.

Medidas simples podem proteger
– Manter caixas d’água tampadas ou vedadas;
– Guardar garrafas e vasilhas com a abertura virada para baixo;
– Não acumular pneus ao ar livre e descartá-los em locais adequados;
– Manter pratinhos de vasos de plantas com areia;
– Eliminar recipientes que possam acumular água;
– Limpar ralos, uma vez por semana, com uso de água sanitária;
– Manter pátios limpos;
– Limpar vasilhas de comida e água de animais;
– Usar repelente corporal, telas nas portas e janelas das residências e mosquiteiros.

Comunique
Em caso de suspeita de locais dentro da Universidade que possam ser propícios ao mosquito, o comunicado pode ser feito à Superintendência de Infraestrutura pelo telefone (53) 3284-3910.