UFPel promove Workshop Internacional de Neonatologia Equina

Iniciou nesta quinta-feira (26) o 2º Workshop Internacional de Neonatologia Equina, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O encontro conta com um total de 13 palestras ministradas por nove profissionais com ampla experiência e formação na área de neonatologia equina. Serão dois dias de ampla troca de conhecimento sobre o potro neonato e discussão sobre casos clínicos. O evento é organizado pelo Grupo ClinEq do Departamento de Clínicas Veterinárias, ligado ao Hospital Veterinário da Faculdade de Veterinária.

A abertura do Workshop teve a presença do diretor do Hospital de Clínicas Veterinárias, Charles Martins, do diretor da Faculdade de Veterinária, Cristiano da Silva, da vice-reitora da UFPel, Ursula da Silva e dos professores Bruna da Rosa Curcio e Carlos Eduardo Wayne Nogueira.

O evento conta com duas participações internacionais – Monica Aleman (Universidade da Califórnia – UCDavis – EUA) abordando o tema de síndrome do mau ajustamento neonatal, sua fisiopatogenia e abordagens terapêuticas e Fernanda de Elguea (Kawell Hospital – Argentina), com palestra sobre avaliação ultrassonográfica do potro neonato e características da gestação de neonato equinos clones.

Dentre os palestrantes nacionais estão Leandro Américo Raphael, Cleyber Trindade, Carlos Anselmo, Ricardo Larossa e Ana Gorino, que acrescentam com suas palestras sobre temas voltados ao histórico da neonatologia no Brasil, particularidades neonatais, afecções envolvendo diferentes sistemas e muitos outros, enriquecendo a gama de conhecimentos sobre patologias e fisiologia dos neonatos para todos os participantes do evento.