Desafio Pré-Universitário Popular da UFPel celebra 30 anos de existência

O curso Desafio Pré-Universitário Popular, iniciativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), completou 30 anos de existência neste mês de outubro. Idealizado por um grupo de estudantes há três décadas, o Desafio já ajudou centenas de pessoas a ingressarem nas universidades públicas e até mesmo privadas.

O curso faz parte de um projeto de extensão da UFPel e oferece ajuda estudantil para estudantes de baixa renda, que não possuem as condições financeiras necessárias para se manter em um curso pago. Desta forma, o Desafio oferece aos alunos uma preparação para o Enem e vestibulares totalmente gratuita e de qualidade, disponibilizando os mesmos benefícios que um curso particular preparatório também possa ofertar para os vestibulandos.

Além de ser um curso baseado na educação popular, o projeto também é de grande ajuda na formação de futuros profissionais da UFPel, já que permite aos estudantes dos cursos de licenciaturas ministrar as aulas, ajudando-os na formação da docência ainda como alunos. Além das aulas realizadas presencialmente no Campus Anglo, também são disponibilizados simulados, monitoria, orientação profissional e aulões para os participantes do projeto.

Audiência Pública – Desafio 30 anos

Na noite de quarta-feira (18), ocorreu uma audiência pública, em celebração aos 30 anos do curso, na Câmara de Vereadores de Pelotas. A solenidade contou com vereadores, ex-estudantes do curso e autoridades representando a UFPel e o Desafio.

Durante a audiência, foi enaltecida a importância do curso para a sociedade, além dos próprios obstáculos que enfrentou e enfrenta para ser um pré-universitário de qualidade e gratuito para a população.

Em sua fala, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, ressaltou que o curso é um orgulho para a UFPel. “Quando falamos de projetos da Universidade, o Desafio é sempre um dos principais exemplos”, comentou. O pró-reitor também enfatizou a questão da representatividade e a importância das cotas raciais dentro da Universidade. Segundo ele, no ano de 2022 todas as vagas de cotistas foram preenchidas por professores na Universidade. “Ter pessoas na nossa Instituição que conseguem se comunicar de forma adequada com os estudantes que aprovam na Universidade através do Desafio é extremamente importante dentro da Universidade”, destacou.

Com o objetivo de contribuir com quem não tem condições financeiras de pagar um curso pré-vestibular, o Desafio, ao longo dessa trajetória de 30 anos, já auxiliou na aprovação de diversos estudantes. Além disso, o projeto visa proporcionar as melhores condições de aprendizado e ensino para as populações menos favorecidas, reforçando a importância da representação das mesmas nos ambientes acadêmicos.