Licenciatura em Filosofia a distância da UFPel lança editais para bolsas de docência e tutoria

O curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), oferecido na modalidade a distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), publicou quatro editais, com requisitos específicos, para vagas de bolsistas: “Professor Formador I” (11 vagas), “Tutor Presencial” (7, distribuídas em igual número de polos), “Tutor a Distância” (4) e “Professor de Libras” (1). As inscrições serão recebidas até 20 de novembro, pelo e-mail inscricoesfilosofiaeadufpel@gmail.com, mediante envio dos documentos elencados pelos respectivos Editais.

O Edital para “Professor Formador I”, destinado prioritariamente a docentes efetivos da UFPel, exige, entre outros requisitos, graduação em Filosofia ou área afim e Mestrado em Filosofia ou área afim (História, Sociologia, Ciência Política ou Educação). É preciso, também, comprovar experiência mínima de três anos de docência no magistério superior. Contabiliza-se, para tanto, o período de atuação por bolsas do Programa UAB.

Já o processo seletivo para “Professor de Libras”, com parâmetros semelhantes, requer graduação em Letras ou Educação com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e mestrado, com essas mesmas configurações. A experiência mínima no Magistério Superior é também de três anos, mas se admite um ano de atuação, para o enquadramento na bolsa de “Professor Formador II”.

As vagas de tutoria presencial destinam-se aos polos de São José do Norte, Novo Hamburgo, Agudo, Arroio dos Ratos, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Santa Vitória do Palmar. Entre os requisitos, as candidatas e candidatos precisarão comprovar graduação em Filosofia ou áreas afins (História, Sociologia, Ciência Política ou Pedagogia) e um ano de experiência na educação básica ou superior. Também se considera o período de atuação no Programa UAB.

O Edital para tutoria a distância reúne os mesmos requisitos, à exceção dos critérios de titulação. Duas vagas são destinadas a quem possui graduação Cinema, Design Gráfico, Design Digital e Design de Jogos; as outras duas para Filosofia ou áreas afins. Os quatro Editais têm como critério de seleção etapa única de análise curricular.

Edital 01/2023 – “Professor Formador I”

Edital 02/2023 – Tutoria Presencial

Edital 03/2023 – Tutoria a distância