Cocepe publica nota de repúdio: Feminicídio de Maria Vani Rodrigues Kellemann

O Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), órgão central de supervisão do Ensino, da Pesquisa e Extensão, emitiu na quinta-feira (19) nota de repúdio sobre o feminicídio que vitimou estudante da Instituição.

Nota de Repúdio Cocepe: Feminicídio de Maria Vani Rodrigues Kellemann

É com profunda consternação e indignação que nos manifestamos diante do brutal feminicídio que tirou a vida da estudante Maria Vani Rodrigues Kellemann, aluna do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Expressamos nosso mais veemente repúdio a esse ato covarde e injustificável, que ceifou a vida de uma pessoa cheia de sonhos, talento e potencial.

O feminicídio, caracterizado como o assassinato de uma mulher em razão de sua condição de gênero, é um crime abominável que deve ser combatido com veemência por toda a sociedade. A violência de gênero é uma triste realidade que atinge mulheres em todo o mundo, ceifando suas vidas e deixando cicatrizes profundas em suas famílias, amigos e comunidades.

Nossa universidade e a comunidade acadêmica como um todo devem se posicionar firmemente contra o feminicídio e todas as formas de violência de gênero. Devemos unir esforços para conscientizar, educar e promover a igualdade de gênero, além de apoiar as vítimas e suas famílias.

Exigimos justiça para Maria Vani Rodrigues Kellemann e todas as vítimas de feminicídio. Instamos as autoridades competentes a conduzirem uma investigação rigorosa e eficiente, identificando e punindo de maneira adequada os responsáveis por este crime hediondo.

Nossos pensamentos e solidariedade estão com a família, amigos e colegas de Maria Vani Rodrigues Kellemann. Que a sua memória seja lembrada como um lembrete constante da necessidade de erradicar a violência de gênero e construir um mundo onde todas as mulheres possam viver em segurança e com dignidade.

É hora de agir, de nos unirmos e de dizer em uma só voz: “Basta de feminicídio!” Estamos comprometidos em continuar a luta por um mundo mais justo e igualitário, onde nenhuma mulher tenha sua vida brutalmente interrompida devido à violência de gênero.

Publicado em 19/10/2023, nas categorias Informes Administrativos, Notícias.
Marcado com as tags COCEPE.