Ação extensionista das Artes Visuais realiza exposição em escola

Nesta quarta-feira (28), às 14h30min, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Simões, localizada no coração de Pelotas, abrirá suas portas para a exposição “O que as crianças querem contar ao futuro sobre o mundo de hoje?”. A mostra é resultado de uma ação extensionista realizada pela disciplina “Artes Visuais na Educação I” do curso de licenciatura em Artes Visuais da UFPel.

A iniciativa teve como objetivo central explorar o conhecimento das crianças e os saberes que fazem parte de suas vidas cotidianas. Durante esses encontros, os participantes, crianças que estudam entre o 1º e o 5º anos do Ensino Fundamental, se questionaram sobre realmente sabem sobre o mundo em que vivem e o que desejam transmitir ao futuro.

A ação extensionista não se limitou ao ambiente escolar, mas também buscou estabelecer conexões entre arte e educação. Essa pedagogia do campo expandido no ensino das Artes Visuais para o Ensino Fundamental se concretizou por meio da parceria entre a universidade e a escola, envolvendo estudantes da licenciatura e crianças em um processo de criação de imagens e reflexões sobre o amanhã.

A exposição permanecerá aberta para visitação na escola até a próxima sexta-feira (29), na Escola Francisco Simões, localizada na rua Quinze de Novembro, 263.

Publicado em 26/09/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Artes Visuais, Centro de Artes, Extensão.