Central de Autoaprendizagem do Centro de Artes promove Capacitação e Desenvolvimento para Servidores

Na era digital, a aprendizagem contínua e a adaptação às novas tecnologias são cruciais para o sucesso em qualquer área. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está atenta a essa demanda crescente e, para atender às necessidades de seus servidores, o Centro de Artes da UFPel lançou a “Central de Autoaprendizagem”.

A “Central de Autoaprendizagem” tem um objetivo claro: tornar os servidores autônomos no uso das tecnologias educacionais em constante evolução. Para muitos servidores públicos, acompanhar essa evolução pode ser desafiador devido à correria da profissão. Além disso, a falta de conhecimento em tecnologia pode ser um obstáculo para professores que desejam utilizar equipamentos tecnológicos em sala de aula.

O projeto visa resolver esses problemas oferecendo tutoriais em vídeo estrategicamente elaborados. Esses tutoriais são diretos ao ponto e divididos em tópicos, resultando em vídeos curtos, mas repletos de conteúdo valioso.

Tópicos Abordados e Públicos-Alvo
A “Central de Autoaprendizagem” já disponibiliza tutoriais em áreas tecnológicas relevantes para o cotidiano dos servidores do Centro de Artes. No entanto, esses tutoriais não se limitam ao público dessa unidade; eles são úteis para todas as unidades acadêmicas e administrativas da UFPel.

Entre os tutoriais já disponíveis, destacam-se:

SEI – Principais Procedimentos: Esse tutorial aborda ações essenciais no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desde a inicialização de processos até a exclusão de documentos.

Tudo Sobre Projetores: Esse tutorial oferece soluções para problemas comuns em projetores audiovisuais, ajudando professores e técnico-administrativos a lidar com desafios técnicos em sala de aula.

Registro de Concurso Público com OBS Studio: Esse tutorial tem a finalidade de ensinar o uso do software gratuito OBS Studio para criar registros de eventos, como provas de concursos públicos.

Acesso à Central de Autoaprendizagem
A plataforma é acessível diretamente através do website do Centro de Artes da UFPel, onde os usuários podem encontrar todos os tutoriais disponíveis e informações sobre futuras produções.

Planos Futuros e Colaborações
O projeto continua a crescer e evoluir. Além dos tutoriais já disponíveis, estão planejados tutoriais sobre transmissões ao vivo e webconferência com a plataforma Webconf. Luana Pereira, chefe de Núcleo Administrativo do Centro de Artes e coordenadora do “Te LIGA NO CA”, desempenhou um papel importante na produção do tutorial “SEI – Principais Procedimentos”, contribuindo para o projeto assim como mais produções relacionadas à administração pública. Giulia Kist e Dayara Franco, alunas do Cinema e Audiovisual, produziram os tutoriais “Tudo sobre Projetores” e “Manuseio e Limpeza de lentes objetivas”.

Desenvolvimento dos Tutoriais e Benefícios para os Usuários
Os tutoriais são produzidos em vídeo, com foco na qualidade de imagem, som e, acima de tudo, conteúdo. Régis Dutra, TAE técnico em Audiovisual e coordenador do projeto, supervisiona os tutoriais e também contribui com a produção de alguns deles, como o tutorial sobre o registro de concursos públicos com o OBS Studio.

Feedback e histórias de sucesso
Um exemplo recente de sucesso do projeto foi durante um concurso para professor substituto no Centro de Artes. A banca examinadora relatou que os tutoriais foram extremamente úteis na hora de registrar o concurso, economizando tempo e fornecendo informações diretas.

A “Central de Autoaprendizagem do Centro de Artes da UFPel” é um recurso que demonstra o compromisso da instituição com o desenvolvimento de seus servidores e com a integração das tecnologias em suas práticas educacionais. Com tutoriais práticos e de alta qualidade, a plataforma capacita os servidores para enfrentar os desafios tecnológicos da educação moderna. Para aqueles que buscam conhecimento e autossuficiência nas tecnologias educacionais, a “Central de Autoaprendizagem” é o guia para o futuro.