Início do conteúdo

UFPel celebra acordo de cooperação com universidade japonesa 

As interações acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com a Universidade Tokai, do Japão, conquistaram um novo marco de cooperação científica na tarde de quarta-feira (6), no Gabinete da Reitoria. As duas instituições formalizaram acordo-base para programas de intercâmbio acadêmico entre o Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), da UFPel, e o Instituto de Biociências Avançadas, da Universidade japonesa.

O documento possibilita o intercâmbio de especialistas, estudantes de graduação e pós, projetos de pesquisa, informações e materiais, entre outras trocas acadêmicas de interesse recíproco. O acordo prevê cinco anos de cooperação, com a possibilidade de renovação.

Na oportunidade, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, ressaltou a importância institucional da celebração do acordo: “Para nós, tem sido fundamental para que a universidade desenvolva as suas atividades em diferentes áreas”. As aproximações com a Universidade de Tokai remontam a 2016, quando uma equipe da UFPel, formada por estudantes de pós-graduação e um docente, participou de eventos científicos no Japão, via financiamento internacional (Universidade de Melbourne).

Missões Científica na UFPel

De 28 de agosto a 5 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPel promoveu atividades de intercâmbio científico com o docente da Universidade Tokai, Michio Iwaoka, e da de Perúgia (Itália), Claudio Santi. O docente da instituição italiana, com a qual a UFPel possui histórico de cooperação desde 2014 e planeja novo acordo científico, ministrou de 28 de agosto a 1º de setembro a disciplina Tópicos Especiais em Química Orgânica, sobre técnicas avançadas de ressonância magnética nuclear (RMN), entre outras atividades na área.

Ao final de seu período na UFPel, na terça-feira (5), ambos os pesquisadores participam do evento “Internacionalização do PPGQ-UFPel: mobilidade acadêmica Brasil-Itália e Brasil-Japão”. A programação, no auditório da Faculdade Meteorologia (câmpus Capão do Leão), reuniu cerca de 50 pessoas inclui a apresentação dos resultados mais recentes de suas pesquisas com moléculas contendo selênio (síntese e bioquímica) e mesa redonda para discutir as oportunidades de mobilidade de estudantes, pesquisadoras e pesquisadores na Itália e no Japão.