Programa de Pós-Graduação em Química promove eventos voltados à internacionalização com Japão e Itália

De 28 de agosto a 5 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizará atividades de intercâmbio científico com pesquisadores de instituições exteriores: das Universidades Tokai (Japão) e de Perúgia (Itália). Na programação, estão previstas a oferta de disciplina para estudantes de pós-graduação, evento sobre mobilidade acadêmica e assinatura de acordo de cooperação.

O docente da instituição italiana, Claudio Santi, ministrará de 28 de agosto a 1º de setembro a disciplina Tópicos Especiais em Química Orgânica, sobre técnicas avançadas de ressonância magnética nuclear (RMN). A atividade tem como público-alvo estudantes do PPGQ e de outros cursos afins. Quem quiser participar deve entrar em contato pelo endereço ppgq.ufpel@hotmail.com.

Após, em 5 de setembro, o pesquisador da Universidade de Perúgia, juntamente com o docente da Universidade Tokai, Michio Iwaoka, participarão do evento “Internacionalização do PPGQ-UFPel: mobilidade acadêmica Brasil-Itália e Brasil-Japão”. A programação, a partir das 13h30 no auditório da Faculdade Meteorologia (câmpus Capão do Leão), inclui a apresentação dos resultados mais recentes de suas pesquisas com moléculas contendo selênio (síntese e bioquímica) e mesa redonda para discutir as oportunidades de mobilidade de estudantes, pesquisadoras e pesquisadores na Itália e no Japão.

Acordo de Cooperação

Como parte da missão científica do pesquisador da Instituição de Ensino japonesa, será firmado na UFPel o acordo de intercâmbio acadêmico entre o Instituto de Biociências Avançadas da Universidade Tokai e a UFPel. Mais informações estão disponíveis na página do PPGQ.