Formatura Institucional deve ser solicitada até o dia 11 de setembro

Está aberto, até o dia 11 de setembro, o período para solicitação de Formatura Institucional na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O procedimento deve ser feito pelo sistema Cobalto.

O Conselho Universitário (Consun) normatizou, em 2018, os atos referentes às formaturas, que passam a ser de responsabilidade da Instituição. Desde então, a ideia é que as formaturas sejam realizadas dentro de um mesmo padrão, de forma totalmente inclusiva: todos os estudantes terão direito ao ato solene, de forma pública e sem quaisquer ônus.

A colação de grau, conhecida informalmente como “formatura”, é uma cerimônia de caráter obrigatório para a outorga do título (bacharelado, licenciatura ou tecnologia), mediante cumprimento dos requisitos exigidos.

Modalidades de formatura na UFPel

A Universidade possibilita duas modalidades: a formatura institucional externa ou a formatura institucional interna (ou de gabinete).

As Formaturas Institucionais Externas são uma iniciativa da UFPel para que todas e todos estudantes da Universidade possam participar de uma cerimônia solene de colação de grau, contando com serviços como o fornecimento de vestes talares, decoração, fotografia e sonorização. Há participação de representantes da reitoria, dos cursos de graduação e das unidades acadêmicas envolvidas. As sessões são subsidiadas pela instituição.

Estas diferem da Formatura Institucional Interna – ou de gabinete. Esse tipo de ato é voltado para casos em que a formanda ou formando precise de agilidade nos trâmites burocráticos. As colações de grau em gabinete costumam ser para menor número estudantes, apenas com a participação da direção da unidade acadêmica ou sua representação.

Como solicitar

A solicitação de formatura é feita pelo Sistema Cobalto em período a ser informado (neste caso, até 11 de setembro) e o estudante precisa escolher a modalidade que deseja. Para fazer a escolha é preciso acessar o Cobalto, selecionar “Aluno” e depois, sequencialmente, “Cadastros”, “Solicitação de Formatura” e “Formatura Institucional Externa”, para o caso de participar da solenidade pública. Após a solicitação, a situação de cada formanda e formando pode ser consultada, no mesmo espaço, no caminho “Aluno”, “Consulta” e “Situação da Formatura”.

1° a 11/09/2023 – Solicitação de formatura no Cobalto

14/09/2023 – Divulgação das listas preliminares dos inscritos

15 a 17/09/2023 – Período para alterações e correções no Cobalto

18/09/2023 – Divulgação das listas finais dos inscritos