Agência de indústria criativa da UFPel realiza prêmio musical

Se estendem até o dia 15 de setembro as inscrições para o Prêmio Agimos de Produção Musical. A iniciativa visa conceder premiações de R$ 3 mil para produções musicais locais autorais para serem gravadas no Estúdio UFPel sob a curadoria de grandes nomes da música brasileira.

Ao todo, serão 16 projetos premiados, totalizando R$ 48.000,00 em premiações. O valor foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac). Além disso, todos os inscritos passarão a constar numa lista de prioridades para a utilização do Estúdio UFPel de Produção Musical em 2024. Realizarão a curadoria do prêmio artistas como Anaadi, Kleiton Ramil, Marcos Abreu, Pedrinho Figueiredo e Zudizila.

Podem participar artistas residentes e atuantes na cidade de Pelotas, que sejam autores ou detentores dos direitos autorais das obras propostas na ficha de inscrição. Para se inscrever, é necessário cadastrar-se como agente individual na Plataforma Mapa Cultural AGIMOS e preencher a inscrição na oportunidade “Prêmio AGIMOS de Produção Musical”. É permitida apenas uma inscrição por pessoa.

O edital está disponível no link da oportunidade e também neste link, onde é possível acessar tutoriais e outras informações sobre a agência.

Sobre a Agimos

A Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social (Agimos) é um projeto de produção e políticas culturais da Universidade Federal de Pelotas, coordenado pelo professor Leandro Maia, com a gestão realizada pela Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS). Com os objetivos de promover soluções no âmbito da gestão em cultura e produção cultural, articular o setor público e a sociedade civil e desenvolver ferramentas e tecnologias sociais para o campo da produção cultural, a agência identifica as potencialidades das produções culturais realizadas pelas pessoas e pelas coletividades locais. Visa estabelecer quatro eixos de atuação: Observatório Cultural, Mapeamento de Agentes e Iniciativas, Produção Cultural e Distribuição e Laboratório de Políticas Culturais.

Um dos maiores objetivos da Agimos, por meio do seu Mapa Cultural, é a articulação de uma agenda cultural compartilhada entre a Universidade Federal de Pelotas e a comunidade cultural da cidade e da região, abrangendo também os municípios da zona sul do estado.

Publicado em 04/09/2023, nas categorias Destaque, Notícias.