Cerimônia marca o início das obras de Restauro e Revitalização do Castelo de Pedras Altas

Foto: @paulorossi

No último sábado, 26 de agosto, ocorreu a cerimônia que marca o início das obras de Restauro e Revitalização do Castelo de Pedras Altas – 1ª Etapa e 2ª etapa. O evento aconteceu em Pedras Altas, no Castelo construído pelo político, diplomata, produtor rural e intelectual gaúcho Joaquim Francisco de Assis Brasil, e contou com a presença da equipe do Governo do Estado, órgãos de preservação, autoridades municipais, empresas patrocinadoras e equipe do projeto.

Representando a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é a responsável pelo Projeto de Extensão de Preservação do Acervo Móvel do Castelo, estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, a assessora da vice-reitora, Silvana Paiva Orlandi, o diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Sebastião Peres, as coordenadoras do Projeto, Noris Leal e Andréa Bachettini, os professores colaboradores, Paulo Pezat e João Ricardo Iganci, os técnicos Ubirajara Buddin Cruz e Magda Villanova Nunes e os alunos dos cursos de Museologia, Conservação e Restauração e Biologia que integram a equipe.

Em sua fala, o presidente da Associação Castelo de Pedras Altas, Luiz Carlos Segat, falou da realização do sonho que é dar início ao processo de restauração da edificação. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, ressaltou a importância da atuação da universidade junto à comunidade e da construção conjunta de condições para a melhoria da vida e do ensino.

O evento também contou com uma homenagem ao Arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, autor do projeto arquitetônico de restauro do Castelo de Pedras Altas e apresentação artística de Ana Tê.

Sobre o Projeto de Restauro do Castelo

O projeto de Restauro e Revitalização do Castelo de Pedras Altas – 1ª Etapa foi aprovado em 2022 e é financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura.

O projeto prevê a impermeabilização e pavimentação da laje de cobertura nos locais de maior acesso e, no andar superior, a remoção e execução dos revestimentos internos, instalações elétricas e restauro da pintura das janelas metálicas. Também será realizado uma ampla mobilização nas mídias sociais do projeto cultural para divulgar e gerar engajamento para seleção de participantes para a realização de duas visitas guiadas. O resultado, a longo prazo, será a implantação de um Museu de Território com o objetivo de valorizar o território, a paisagem cultural e a memória do lugar, perspectiva que reúne a história social ancorada em seus referenciais arquitetônicos e paisagístico, uma importante contribuição para o desenvolvimento cultural do Estado.