UFPel recebe duas Menções Honrosas na edição Prêmio Capes de Tese 2023

Duas egressas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram contempladas com Menções Honrosas na edição do Prêmio Capes de Tese de 2023. A premiação, promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reconhece as melhores teses de doutorado brasileiras defendidas no ano de 2022, selecionadas em cada uma das áreas de avaliação reconhecidas pela Capes.

De acordo com o site da instituição, este ano foi a edição com o maior número de inscritos, com um total de 1.469 trabalhos enviados para concorrer ao prêmio. No Edital nº 02 – Prêmio Capes de Tese – Edição 2023, 49 teses foram premiadas na primeira etapa, uma por área do conhecimento. Das 49, três irão receber o Grande Prêmio CAPES de Tese – um por cada Colégio: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, que será divulgado no Diário Oficial da União em novembro, com a premiação realizada em dezembro.

Pesquisas da UFPel

“Nb2O5 aplicado em processos fotocatalíticos de degradação da Rodamina B: influência da composição, estrutura e método de síntese” foi o título da tese de doutorado defendido pela dra. Cátia Ücker, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFPel, que abordou de forma inovadora os processos químicos para degradação da Rodamina B, sendo esta utilizada tanto em procedimentos industriais quanto da medicina. Segundo o orientador de Cátia, o professor Sérgio Cava, a Menção Honrosa ao doutorado por parte da Capes se destacou por sua originalidade, relevância e qualidade acadêmica.

“Desenvolvimento de vacinas recombinantes contra Clostridium septicum e Clostridium haemolyticum”, defendido pela egressa do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da UFPel, dra. Mariliana Alves, descreve a produção de vacinas veterinárias recombinantes destinadas ao controle e prevenção de doenças clostridiais que afetam rebanhos de criação em todo o planeta. A produção de vacinas se firmou após um acordo de cooperação e inovação tecnológica com a empresa multinacional Vaxxiona.

Publicado em 22/08/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Biotecnologia, Engenharia de Materiais, Prêmio Capes de Tese.