Novo HE terá recursos para construção
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira (11), em cerimônia no Rio de Janeiro (RJ), a construção do novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. A obra está listada entre os investimentos prometidos pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê o repasse de R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos federais, financiados pelo orçamento geral da União, por empresas estatais e pelo setor privado.
A promessa do Governo Federal inclui a retomada, a conclusão e a realização de novas obras em 37 hospitais universitários federais, totalizando um montante de R$ 1,5 bilhão. O programa também pretende garantir melhores condições para o funcionamento da rede de hospitais universitários e para a formação médica e multiprofissional, com incremento na capacidade de assistência e qualidade dos serviços no Sistema Único de Saúde.
A informação sobre a liberação dos recursos foi recebida com grande empolgação pela reitora da UFPel, Isabela Andrade. “É uma grande notícia para nós! Mostra que todo o esforço feito foi válido”, afirma. Isabela ressalta ainda o valor desse anúncio para toda a região: “O impacto é enorme para toda a sociedade, não apenas para a Universidade”.
Segundo a reitora, a construção de uma nova sede para o HE, que ainda ampliará sua capacidade atual, é um feito que terá reflexo direto na sociedade, que tanto precisa de investimentos em educação e em saúde. A mesma visão é compartilhada pela superintendente do HE, Carolina Ziebell: “É uma conquista muito importante para o desenvolvimento de Pelotas e da região”.
A UFPel já conta com os projetos executivos para a obra prontos. Apesar do anúncio realizado nesta manhã, ainda não há detalhes sobre prazos e formas com que o investimento ocorrerá.
Novo Hospital Escola
A construção da sede própria do HE UFPel é uma demanda da população da Zona Sul como um todo, que necessita de mais e melhores serviços de saúde na região. A nova sede prevê a construção de dois blocos, onde serão alocados os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e a internação hospitalar, em área junto à Faculdade de Medicina. Eles se juntarão ao Bloco 3, já uma realidade em funcionamento desde 2020, onde estão a Unidade de Oncologia, Atenção Domiciliar e áreas administrativas, de ensino e pesquisa.
Quando concluído, o novo HE UFPel terá 274 leitos de internação nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde mental e precaução, centro cirúrgico, centro de Parto Normal, UTI Adulto, UTI Neonatal e Semi-intensiva, UTI pediátrica, Agência Transfusional e Banco de Leite Humano, além novos e modernos serviços de apoio diagnóstico.
O projeto completo pode ser acessado neste link.