Agosto: mês da promoção do aleitamento materno e bem-estar familiar

O mês de agosto marca uma importante campanha de incentivo à amamentação. Para buscar conscientizar a população sobre a importância desse gesto, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), através da Coordenação Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), apresenta informações referentes ao assunto.

O conteúdo pode ser lido abaixo, na íntegra.

Agosto: mês da promoção do aleitamento materno e bem-estar familiar

Instituído pelo Ministério da Saúde, o mês de agosto marca o incentivo à amamentação. São inúmeros os benefícios do aleitamento materno para o binômio mãe-filho. No entanto, amamentar pode ser um desafio com o retorno das atividades laborais da mãe.

Um preparo para o retorno da lactante às atividades, pode auxiliar na manutenção do aleitamento materno, pois facilita a reorganização de sua rotina, que precisa estar embasada em informações acerca do leite materno e da manutenção do aleitamento. Com esse propósito, a Pró Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), através da Coordenação Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), traz informações que podem auxiliar e preparar bebês, familiares e cuidadores para lidar com o processo de retorno ao trabalho e manutenção do aleitamento materno.

A alimentação através do leite materno é indicada no Brasil pelo Ministério da Saúde por 2 anos ou mais e exclusivamente por 6 meses. Existem políticas de incentivo ao aleitamento que, por meio da legislação, permitem uma licença maternidade prolongada ou redução de carga horária para amamentação. A Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, em seu artigo 207, assegura o direito à puérpera de requerer prorrogação da licença maternidade por 60 dias, totalizando 180 dias (6 meses).

A participação de familiares e, quando presente, do companheiro na divisão de tarefas domésticas pode facilitar o processo de manutenção da lactação. Além disso, o uso de algumas estratégias pode auxiliar nessa transição.

Antes do retorno:

• Formular estratégias para retirada e armazenamento do leite no trabalho (privacidade, freezer, horários de ordenha);
  • Iniciar a ordenha do leite, de preferência manualmente, 15 dias antes do retorno ao trabalho, estocando para uso futuro;

Após início das atividades laborais:

• Amamentar com frequência quando estiver em casa, inclusive a noite;
  • Evitar mamadeiras, oferecer através de copo ou colher;
  • Durante as horas de trabalho, esvaziar as mamas através de ordenha e armazenar o leite.

Preparo emocional para o retorno ao trabalho:

• Após passar meses com a criança, a necessidade de separação devido ao trabalho pode gerar angústias para a mãe. Buscar estratégias que melhorem este desconforto pode auxiliar tanto na manutenção da produção de leite materno quanto na sensação de bem-estar e segurança da lactante no trabalho. Dessa forma abaixo estão dicas de como passar por esse momento:
  • Procure pensar e organizar o retorno antecipadamente, conforme sua rotina e a disponibilidade de cuidadores;
  • Converse com os cuidadores sobre como e com que frequência prefere ser informada sobre seu filho(a) durante o tempo em que estiver fora;
  • Se for colocar em alguma escolinha, realize uma visita antecipadamente para conhecer o espaço, os professores e os cuidadores, bem como os recursos;
  • Faça a adaptação da criança na escolinha ou com o cuidador antecipadamente, aumentado o período da separação gradativamente;
  • Não demonstre insegurança ou tristeza à criança;
  • Converse com um profissional ou pessoa de confiança sobre seus sentimentos, medos e angústias, sempre que necessário;
  • Não se critique excessivamente nem se cobre em relação à amamentação. Amamentar pode parecer simples, mas não é. Não se compare com outras mães, as pessoas são diferentes e possuem rotinas diferentes. Caso precise, busque ajuda, e se não for possível manter a amamentação estará tudo bem;
  • Utilize frequentemente estratégias de manutenção do vínculo com o bebê, como segurar no colo, fazer massagens com cremes apropriados, brincar e interagir quando estão juntos.

Caso necessite de apoio, agende um atendimento através do email: saude.servidor@ufpel.edu.br