UFPel amplia a parceria com o Sesc

Novo acordo de cooperação técnica entre UFPel e Sesc expande as áreas de atuação conjunta

A aproximação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com Serviço Social do Comércio (Sesc) para o desenvolvimento de projetos musicais, como as edições do Festival Internacional Sesc, ganhou novos contornos. Desde julho de 2023, UFPel e Sesc mantêm novo acordo de cooperação, com abrangência ampliada para as áreas científica, cultural e artística.

O acordo, renovado em 10 de julho, possibilita, por mais de três anos, apoios mútuos para a realização de ações e eventos, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. “O segundo acordo amplia a ideia de parceria para que essas trocas possam acontecer num âmbito mais ampliado do universo artístico, nas outras artes, nas outras expressividades”, explica a coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da UFPel, Eleonora Santos. O documento também possibilita ações conjuntas de cunho científico-tecnológico em outros campos do conhecimento.

A entidade privada, sem fins lucrativos, é parceira da Universidade desde 2017, com ênfase até então em eventos musicais. Por conta desse vínculo, durante as edições do Festival Internacional Sesc de Música, realizadas em Pelotas, a Universidade contribui com espaços físicos, recursos humanos, materiais, serviços, instrumentos musicais, entre outras atividades de apoio à cultura.

Interação com a comunidade e contrapartida

O objetivo institucional da aproximação, tendo em vista as características institucionais do Sesc, é ampliar a interação com a comunidade. A expectativa é de que essa cooperação, conforme a coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio, traga benefícios para as relações humanas, a socialização, a economia criativa, o bem-estar, a promoção da saúde e o acesso à cultura. A contrapartida do Sesc, projeta, será sentida principalmente na realização de eventos científicos, obras culturais, ações nas áreas de educação e saúde e em infraestrutura.