Ciclo de Debates sobre Arqueobotânica ocorre no dia 03

Mais uma atividade do 3º Ciclo de Debates da Rede Brasileira de Arqueobotânica, que conta com a participação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ocorrerá no dia 03 de julho. Com transmissão via YouTube, o evento será realizado das 14h às 16h.

O tema do debate será “Métodos e Técnicas de Laboratório – Microvestígios – Fitólitos”, com apresentações feitas pelos professores Mauro Parolin, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Heloisa Coe, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A mediação será do professor Rafael Corteletti (UFPel).

A Rede Brasileira de Arqueobotânica (RBA) foi criada em 2022, no 1º Simpósio Brasileiro de Arqueobotânica. Depois disso, a RBA foi formalizada como um projeto de extensão sediado na UFPel e com colaboradores de universidades de todo o Brasil.

Os objetivos da RBA são fomentar a troca de experiências entre pesquisadores e propiciar o debate sobre o atual cenário da produção arqueobotânica no Brasil. A Rede visa oferecer a estudantes e profissionais ações de extensão e ensino que apresentem os princípios teórico-metodológicos da arqueobotânica, demonstrando e debatendo as práticas desse campo de investigação científica.

Nos eventos serão abordados aspectos históricos, o desenvolvimento recente da arqueobotânica, além dos desafios atuais da realização das pesquisas desse campo. Dessa forma, serão tratados temas como técnicas de trabalho em campo e em laboratório, análise de dados de micro e macrovestígios, assim como a curadoria de acervos.

Pessoas interessadas em saber mais sobre a RBA podem participar dos eventos promovidos pela entidade e acompanhar o canal da RBA no YouTube. A principal via de comunicação entre os membros da Rede se dá através do Google Groups. Para fazer parte, basta acessar a página do Google Groups e, na barra de pesquisa superior, indicar a opção “Todos os grupos e mensagens” e digitar “Arqueobotânica”. Do lado direito do grupo irá aparecer um ícone com a opção “Participar do grupo”. É só clicar e a solicitação será realizada e em breve aceita.

Na agenda

A próxima atividade do Ciclo de Debates já está agendada e ocorrerá no dia 23 de outubro, com o tema “Ferramentas para o processamento de dados arqueobotânicos”, apresentado pela professora Rita Scheel-Ybert, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).