UFPel e Prefeitura de Pelotas realizam reunião para homenagear compositor pelotense

Na tarde desta quarta-feira (28), representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) se reuniram com a prefeita Paula Mascarenhas e secretários municipais com o intuito de realizar uma parceria entre as instituições na articulação de ações promovidas pelo Centro de Artes da UFPel (CA) para homenagear o pelotense Luiz Carlos Lessa Vinholes. No ano de 1963, durante sua estadia no Japão, Vinholes foi o intermediador para que os prefeitos de Pelotas e da cidade japonesa de Suzu formalizassem uma proposta de irmandade entre os dois municípios, tornando-as cidades-irmãs.

Durante a reunião, a reitora da UFPel, Isabela Fernandes Andrades, apresentou propostas planejadas pela Universidade para homenagear Vinholes durante o 60° aniversário da parceria entre as cidades, no dia 17 de setembro de 2023. Uma das propostas discutidas na reunião, a pedido de Vinholes, é a revitalização da Praça Jardim de Suzu, localizada no canteiro central da República do Líbano, idealizada em 1992 e implementada no ano de 2008, em homenagem à parceria entre as duas cidades, ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, que promoveu a vinda da comitiva japonesa a Pelotas. A proposta foi aprovada pela prefeita, que visitará a praça em breve para realizar levantamentos necessários para a revitalização.

Na semana do aniversário de sessenta anos de irmandade entre as cidades, a UFPel pretende realizar, no dia 14 de setembro, uma sessão solene para conceder o título de Doutor Honoris Causa à Vinholes, aprovado por unanimidade pelos conselhos superiores da Universidade: Conselho Universitário (Consun) e Conselho Diretor (Condir). A concessão do título virá para homenagear todos os serviços prestados por Vinholes à Universidade, além também de ser uma importante figura pelotense, sobretudo no âmbito cultural da cidade. Na ocasião, o Centro de Artes apresentará um programa musical com a execução de composições de Vinholes. Outras atividades em homenagem a Vinholes estão sendo planejadas para a semana de celebração do aniversário da irmandade Pelotas-Suzu. A prefeita Paula Mascarenhas sinalizou positivamente para as propostas, colocando a sua equipe de secretários à disposição da Universidade para a realização das atividades. “Somos parceiros, ajudaremos em todas as propostas” disse Paula. Além disso, a prefeita parabenizou a UFPel pelo título que será concedido à Vinholes: “Fiquei muito feliz por vocês terem definido esta homenagem ao Vinholes. É uma pessoa extraordinária”. elogiou a prefeita.

Publicado em 29/06/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Doutor Honoris Causa, l.c. vinholes.