UFPel concederá título de Doutor Honoris Causa a Pepe Mujica

Foto: Nauro Jr.

O ex-presidente uruguaio José Alberto “Pepe” Mujica Cordano será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A concessão da honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun) e pelo Conselho Diretor (Condir) e a solenidade está prevista para ocorrer nos próximos meses.

A proposição partiu do Centro de Integração do Mercosul (CIM) da UFPel. O diretor da unidade, professor Javier Luzardo, argumentou perante os dois conselhos que Mujica é uma figura humilde, de popularidade mundialmente reconhecida e voltada às questões sociais, da paz e da harmonia entre os povos. “É defensor da democratização do ensino superior e da luta pela liberdade de cada indivíduo, pela sua postura em defender, no mundo, a educação superior, e que esta seja acessível para todas as classes sociais de maneira pública, gratuita e de qualidade”, disse.

Pelo regimento geral da UFPel, o título de Doutor Honoris Causa é destinado a personalidades que tenham se distinguido pelos relevantes serviços prestados à educação e dos princípios fundamentais da nacionalidade.

Na defesa trazida por Luzardo, foi destacado que a vida e a carreira de Mujica, nascido em 1935 em Montevidéu, são marcadas por sua luta incansável pela justiça social e suas políticas progressistas. Mujica se destacou por seu estilo de vida simples e sua dedicação em promover a igualdade e a dignidade humana.

Nascido em uma família de classe média-baixa, Mujica experimentou em primeira mão as desigualdades e dificuldades enfrentadas pelas classes menos privilegiadas. Essas experiências moldaram seu senso de justiça e o impulsionaram a se envolver na política para buscar mudanças significativas.

Luzardo lembrou que na década de 1960, Mujica se juntou ao movimento guerrilheiro Tupamaros, que lutava contra a desigualdade social e a opressão política no Uruguai. Sua participação ativa na organização o levou a enfrentar a prisão várias vezes, onde passou mais de 14 anos em condições extremamente difíceis. “Essa experiência fortaleceu sua determinação em promover uma sociedade mais justa e solidária”.

O memorial apresentado pontuou que após a redemocratização do Uruguai, na década de 1980, Mujica foi libertado da prisão e se dedicou a transformar a Tupamaros em um partido político legal, o Movimento de Participação Popular (MPP). Ele foi eleito para a Câmara dos Deputados e, posteriormente, para o Senado, onde se destacou por suas convicções firmes e por sua retórica franca.

Em 2010, Mujica foi eleito presidente do Uruguai, um marco significativo em sua carreira política. “Durante seu mandato, ele conquistou a atenção internacional por seu estilo de vida modesto e por sua postura aberta e honesta”, ressaltou o docente. Mujica doou a maior parte de seu salário presidencial para projetos sociais e optou por viver em sua modesta fazenda em vez da residência presidencial. Sua simplicidade pessoal e suas políticas progressistas lhe renderam admiradores em todo o mundo.

Como presidente, Mujica implementou uma série de reformas progressistas, incluindo a legalização da maconha, o casamento igualitário e a ampliação dos programas de bem-estar social. Ele também foi um defensor apaixonado da sustentabilidade ambiental e da redução das desigualdades econômicas e sociais.

Após deixar a presidência, Mujica continuou a ser uma figura influente no cenário político uruguaio e internacional. O professor lembrou que sua trajetória de vida e suas ideias continuam a inspirar pessoas ao redor do mundo, reforçando a importância da empatia, da solidariedade e do compromisso com o bem-estar coletivo.

“José ‘Pepe’ Mujica é uma figura emblemática da política latino-americana, cujo legado permanecerá como um símbolo de luta pelos direitos humanos, pela justiça social e pela busca de um mundo mais igualitário e humano. Seu exemplo de vida nos lembra da importância de nunca desistir de nossos ideais e de trabalhar incansavelmente para criar um futuro melhor para todos”, salientou.

Outorga

A outorga dos títulos honoríficos da UFPel é realizada em sessão solene que reúna os três conselhos: o Consun, o Condir e o Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe). A cerimônia deverá incluir também o profissional do serviço diplomático Luiz Carlos Lessa Vinholes e a professora aposentada Maria Letícia Mazzucchi Ferreira, que serão agraciados pela UFPel com os títulos de, respectivamente, Doutor Honoris Causa e Professora Emérita. A data deverá ser definida em breve.