Observatório da Comunicação Pública lança novo site

Prestes a completar oito anos de atuação, o Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP) lançou seu novo site. A página disponibiliza um amplo repositório de produção científica, notícias, artigos, campanhas e outros materiais sobre temáticas relacionadas à comunicação pública. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das entidades participantes e atua na editoria de Opinião e Crítica.

O projeto gráfico do site, com novas cores e destaques, apresenta aos usuários algumas mudanças que o tornam mais fácil de ser navegado e também mais responsivo ao acesso via celular.

“O novo site é resultado de um cuidadoso trabalho de atualização visual e reorganização do conteúdo, buscando melhorias em termos estéticos e de usabilidade”, sintetiza a coordenadora do OBCOMP, Maria Helena Weber.

Com as alterações, as últimas notícias ganham mais evidência, aparecendo na página principal em um slider que leva o leitor, ao clicar no link em destaque, diretamente ao texto. Na seção “Notícias”, as três últimas publicações aparecem no topo, seguidas pelas demais já publicadas no site, em ordem cronológica.

Os textos de caráter opinativo agora se encontram na área “Opinião e Crítica”. Já a Biblioteca foi reorganizada em cinco seções: “Publicações Científicas” (livros, teses, dissertações, artigos), “Propaganda e Interesse Público” (campanhas e peças publicitárias de interesse público), “Sistemas Públicos” (agências de notícia, impressos, rádio e televisão), “Legislação” (leis, decretos, portarias etc.) e “Instituições” (entidades, associações, observatórios e organizações públicas dos três Poderes e dos estados federativos).

Próximas ao rodapé da página, as últimas postagens no perfil do grupo na rede social Instagram ficam em evidência, com uma nova identidade visual. O site também conta com duas novas seções: em “Galeria”, a curadora Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves, artista visual, pesquisadora e professora de Fotografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fará a publicação de imagens e fotografias de artistas convidados. Em “Percursos e Saberes”, serão publicadas entrevistas com pesquisadores de destaque no campo da comunicação pública.

O Observatório

Atualmente vinculado a quatro universidades brasileiras (UFRGS, UFSC, UFPel e UFSM) e à universidade francesa Sorbonne Nouvelle, o OBCOMP é sediado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRGS.

O projeto é mantido por uma equipe de doutorandos e mestrandos vinculados ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política (NUCOP), além de professores, pesquisadores e profissionais que compõem seus conselhos consultivo e deliberativo.

Criado com recursos públicos do CNPq (Edital 43/2013), o Observatório também se configura como importante prática no campo da democracia digital, que demarca as pesquisas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/Democracia Digital (INCT-DD), do qual o NUCOP/UFRGS participa.

Publicado em 26/06/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunicação, Gestão Pública, Observatório.