Oferta do curso de Medicina Humana para a população de assentamentos está em pauta na UFPel

Os primeiros movimentos para discutir institucionalmente a proposta de criação de curso de Medicina (Humana) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para a população cadastrada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou beneficiária de projetos de assentamentos foram formalizados na tarde de sexta-feira (23), no Gabinete da Reitoria. Para estudar a viabilidade de oferta nos moldes da experiência da UFPel com as turmas especiais de Medicina Veterinária, representantes da administração central da Universidade e da Faculdade de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional (Famed) reuniram-se com lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

A reitora da UFPel, Isabela Andrade, explicou que a intenção do encontro com a unidade acadêmica e os movimentos que lutam pelo acesso a direitos sociais é dar início à construção de uma proposta coletivamente. Com os direcionamentos para políticas públicas em nível nacional e a identificação das necessidades sociais, a administração central da Universidade formalizou o pedido de avaliação à unidade acadêmica que abrigará o curso, caso aprovado.

A exposição, por parte das lideranças do MST, contextualizou as demandas por formação, políticas públicas específicas e as barreiras sociais às comunidades assentadas para o acesso ao Ensino Superior. Também foram indicados os encaminhamentos do Governo Federal para a política de fomento da educação na reforma agrária, o que poderá resultar em investimentos para a UFPel.

Experiência

O histórico da Universidade com o curso de Medicina Veterinária, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), também foi um dos temas abordados na reunião. A UFPel começou em 2023 a quinta turma especial para a população beneficiária de assentamentos, mediante processo seletivo específico. Até o momento, a Universidade já formou 139 profissionais nas turmas especiais do curso.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira, e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rosane Brandão, comentaram sobre o esforço institucional para a oferta do curso de Medicina Veterinária, em razão de necessidades características dessas turmas, e os sucessos em termos de desempenho acadêmico, superior em relação às turmas regulares. Estudantes que ingressam na UFPel pelo Pronera mantém a convivência comunitária em espaço compartilhado da Universidade, no Centro Agropecuária da Palma, no câmpus Capão do Leão.