Início do conteúdo

Núcleo de Gênero, Sexualidade e Comunicação promove exposição fotográfica sobre a visibilidade das mulheres no âmbito acadêmico

O Núcleo de Estudos em Gênero, Sexualidade e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está promovendo uma exposição fotográfica no corredor do Centro de Letras e Comunicação (CLC), com foco na visibilidade das mulheres no ambiente acadêmico. A exposição, intitulada “Projeto Retrato”, estará aberta para visitação entre os dias 21 e 28 de junho.

Idealizado como parte de um projeto de pesquisa do curso de Jornalismo, a exposição tem como objetivo refletir sobre a comunicação indireta dos corpos femininos, analisar a representação e a identidade de gênero e promover discussões acerca da diversidade etária, racial e social presentes no ambiente acadêmico.

As fotografias expostas, capturadas por alunas durante a disciplina de Fotojornalismo, são analisadas com base no conceito de cartografia, um processo teórico-metodológico desenvolvido por Deleuze e Guattari, que visa compor um olhar diversificado, respeitando as vivências de cada observador.

A exposição fotográfica pretende construir um espaço acadêmico politizado e consciente da pluralidade do gênero feminino, buscando proporcionar um ambiente mais livre e igualitário para todas as mulheres. Para alcançar esse objetivo, é essencial o comparecimento de todos os membros da comunidade acadêmica.

Para obter mais informações sobre o evento, os interessados podem entrar em contato com o Núcleo de Gênero, Sexualidade e Comunicação da UFPel, que é coordenado pela professora Marislei Ribeiro, através do Instagram oficial @egscoficial ou enviar um e-mail para egscufpel@gmail.com.