Inscrições para a SIIEPE estão abertas

As inscrições para participar do maior evento acadêmico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), estão abertas. O evento ocorrerá de 20 a 24 de novembro.

A SIIEPE congrega o 7º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 9º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 10º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 25º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e o 32º Congresso de Iniciação Científica (CIC). A temática deste ano será “Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação”.

As inscrições são realizadas de forma gratuita, exclusivamente no site do evento, até 15 de setembro às 18h, nas modalidades de “Ouvinte” ou “Apresentador (a) de Trabalho”. No regulamento estão descritas as modalidades de participação, orientações para fazer inscrição, caracterização e formatação dos trabalhos, avaliação, formatos e normas gerais de apresentação, certificação e prazos.

Apresentadores do CIC podem ser estudantes de graduação e estudantes recém-formados que apresentem pesquisa desenvolvida durante a graduação. No CEG, poderão participar estudantes de graduação.

Para o ENPOS, podem submeter trabalhos estudantes de pós-graduação, ex-alunos de pós-graduação que defenderam os seus trabalhos a partir do ano de 2022 e membros de órgãos de pesquisa, organizações de desenvolvimento regional, institutos tecnológicos e de centros de pesquisa.

Os apresentadores do CEC podem ser estudantes de graduação e pós-graduação. Para submeter trabalhos ao CIT, a pessoa interessada deve atender aos requisitos do CIC, CEG ou ENPOS.

A participação na modalidade “Ouvinte” estará aberta para a comunidade em geral. A certificação nessa modalidade depende de inscrição prévia e do cumprimento das exigências mínimas descritas no regulamento.

Formatos de Apresentação

Além da tradicional apresentação oral, o evento traz novamente a possibilidade de apresentação on-line – para trabalhos de estudantes dos cursos da modalidade Educação a Distância (EAD) – e uma novidade: apresentação performativa, voltada para as produções de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da área de Artes. Para a vice-reitora da UFPel, Ursula Silva, que coordena o evento, trata-se de uma opção diferenciada que amplia as possibilidades do universo da pesquisa em outro formato. A intenção da organização do evento é proporcionar uma multiplicidade de possibilidades de apresentação e interação entre os participantes.