Novo prédio do Centro de Engenharias é inaugurado

Uma das reivindicações antigas da comunidade acadêmica, o espaço de serrarias do curso de Engenharia Industrial Madeireira, foi entregue à comunidade na tarde de sexta-feira (16). O ato simbólico, realizado na nova estrutura do Centro de Engenharias (Ceng), integrou a programação de acolhida do semestre letivo.

O novo prédio, localizado na rua Conde de Porto Alegre, 793, conta com aproximadamente 400 m², em quatro salas contíguas. Estudantes do curso de Engenharia Industrial Madeira terão à disposição ambientes e instrumentos adequados para a realização das atividades práticas, de processamento mecânico e secagem da madeira. A proposta é de que outros cursos também se beneficiem da estrutura e que sirva de apoio à Universidade, para mobiliários e reparos em madeira.

Representantes da gestão central da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da direção do Centro de Engenharias participaram da atividade de inauguração. A reitora da UFPel, Isabela Andrade, destacou que a trajetória, desde 2010, para a concretização do projeto passou por uma série de dificuldades. Havia a necessidade de proporcionar um local distante dos espaços de sala de aula, em razão da produção de ruído pelo uso dos equipamentos. “Não foi um caminho curto, nem rápido. Foi o maior desafio fazer uma obra desse porte, com recursos escassos e dificuldade de aquisição de materiais. A gente conseguiu tirar isso do papel”, comemorou.

Em razão do contexto de contingenciamento orçamentário, a Universidade, explicou, não pôde lançar processo de licitação para contratação de empresa; a obra foi desenvolvida com recursos próprios, mediante utilização das verbas de custeio. Essa solução foi considerada “um marco” e um “aprendizado muito grande” para a Universidade, segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira.