Seminário “UFPel sem Distância” promoverá integração entre cursos EaD e presenciais

Estão abertas as inscrições para o evento “UFPel sem Distância”, que busca dialogar sobre tecnologias digitais na educação. O encontro, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, tem a proposta de fomentar a integração entre os cursos a distância e presenciais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento terá atividades presenciais, no Auditório da Reitoria (Campus Anglo – Rua Gomes Carneiro, 1) e também a distância.

O objetivo do evento é propor reflexão, diálogo e compartilhamento de experiências no âmbito do fazer docente. O encontro promove palestras, oficinas, exposição de práticas exitosas e pesquisas relacionadas a tecnologias digitais na educação e EaD. Também é possível inscrever resumos de artigos.

O seminário é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio do Núcleo de Políticas de Educação a Distância (Nuped) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A UFPel é uma universidade essencialmente presencial e assim permanecerá. De acordo com a comissão organizadora do evento, as discussões sobre o ensino a distância, total ou parcialmente em cursos que são propícios a esse formato, se tornam importantes, sobretudo pelo movimento e avanços na área tecnológica. Tais avanços não podem ser ignorados. Segundo o grupo, mudanças no contexto político, econômico e social com consequências, dentre outras, nas possibilidades concretas de as pessoas ingressarem e se manterem na universidade devem ser discutidas, bem como as formas tradicionais de organização, remetendo para a busca de alternativas de mudanças, garantindo a qualidade reconhecida nas IFEs públicas.

Nos últimos anos, a EaD tem experimentado um aumento expressivo no número de cursos e estudantes matriculados. Com a pandemia da Covid-19, essa tendência se intensificou ainda mais, tornando a EaD uma modalidade relevante no cenário do ensino superior. Dados do último Censo da Educação Superior (2021) mostram que, de um total de aproximadamente quatro milhões de ingressantes, 62% ingressaram em cursos a distância. Também é possível verificar que, em relação ao total de matriculados em cursos superiores – perto de 9 milhões – 41% estão vinculados a cursos EaD.

Nesse contexto, argumentam os organizadores, é fundamental que as universidades públicas, como a UFPel, estejam à frente na produção e disseminação de conhecimento sobre essa modalidade de ensino. Entender as melhores práticas, os desafios enfrentados e as oportunidades oferecidas pela EaD é crucial para garantir que estudantes e docentes possam usufruir de experiências educacionais que já se mostraram ricas e significativas.

Também é importante, ressaltam, que a Universidade esteja atenta às novas tecnologias digitais e seus impactos na educação, em especial a Inteligência Artificial (IA), que tende a influenciar cada vez mais o ensino presencial e, principalmente, a EaD. “Acompanhar e compreender essas tendências tecnológicas nos permitirá integrar essas inovações em nossas práticas pedagógicas”, pontuam.

Programação e formas de participação
A programação completa do evento pode ser acessada aqui.

Pessoas interessadas em assistir a palestras, oficinas, práticas exitosas e conhecer pesquisas relacionadas a tecnologias digitais na educação e EaD podem fazer a inscrição como ouvinte, até 28 de junho, por formulário.

Para enviar resumo sobre práticas exitosas e/ou pesquisas, acesso pode ser feito aqui. As inscrições vão até 23 de junho.

Outras informações podem ser acessadas no site do Nuped.