Consun revoga portarias relacionadas à pandemia de Covid-19

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas (Consun/UFPel) aprovou, em sua reunião desta terça-feira (14), a revogação de uma série de portarias relacionadas à pandemia de Covid-19. Entre elas, está aquela que trata da obrigatoriedade da comprovação de vacinação para a comunidade acadêmica.

As portarias, de números 33 e 34, regulando essa mudança foram publicadas pela UFPel na tarde desta quarta-feira (14), com efeitos imediatos. A resolução aprovada pelo Consun revoga quatro portarias anteriores, que versavam sobre os seguintes temas:
– composição do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia pelo Coronavírus da UFPel (Comitê Covid-19);
– composição da Equipe Científica que assessora o Comitê Covid-19;
– composição da Equipe Técnico-Científica que atuava junto à Unidade de Diagnóstico Molecular por RT-PCR durante o período da pandemia;
– obrigatoriedade da comprovação de vacinação contra a Covid-19 para estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados.

Apesar de o estado emergência sanitária ter sido finalizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que a UFPel tenha retirado a exigência da comprovação da vacinação, a instituição reitera a importância da imunização para o combate à pandemia de Covid-19. “A gestão da Universidade, com todo o respeito que merece a ciência, ainda recomenda fortemente a vacinação de todos da comunidade universitária”, diz a reitora Isabela Andrade.

Publicado em 14/06/2023, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.