RU Central passa a funcionar em novo prédio

As novas instalações do Restaurante Universitário – Unidade Centro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram abertas à comunidade acadêmica. O espaço, que fica na rua Félix da Cunha, 710 – entre ruas General Neto e Voluntários da Pátria -, é mais amplo, acessível e inclusivo.

Com capacidade para 245 pessoas sentadas, o novo RU Central tem como um dos grandes destaques o fato de ser térreo, possibilitando que todos os comensais, sejam pessoas com deficiência ou não, possam fazer as refeições conjuntamente. Além de contar com mobiliário adequado para pessoas que usam cadeira de rodas e sinalização tátil, o local também tem sanitário acessível e fraldário infantil.

O prédio também é mais amplo, proporcionando melhor circulação de ar e maior espaço entre as mesas, com uma grande porta de entrada e saída. O número de sanitários foi ampliado para sete.

A escolha do imóvel foi realizada pela empresa terceirizada, com aprovação da Universidade, de acordo com as diretrizes estabelecidas em contrato.

O estudante do quarto semestre de Engenharia de Controle e Automação, Carlos Eduardo Alves da Silva, 23 anos, foi almoçar na nova unidade central e considerou o espaço excelente. “O anterior era mais apertado e quente. Esse é mais espaçoso, mais alto, o ar passa bem e ainda tem toda a questão de acessibilidade, que o local anterior não permitia com eficiência”, disse, mencionando ainda que o local novo oportuniza a melhor circulação de pessoas na parte externa.

Apesar de considerar que ainda podem ser feitas melhorias em relação ao cardápio, a estudante de Artes Visuais Fernanda Machado, 27, pontua que o ambiente melhorou. Para ela, o local anterior era mais caótico, quente e apertado, mas as novas instalações estão mais adequadas ao funcionamento de um restaurante, sem contar que pode possibilitar uma melhor evacuação em caso de acidente. Além disso, opinou, o ambiente também é melhor para os funcionários que trabalham no RU.

O RU Unidade Centro serve cerca de 1,6 mil almoços e 1,2 mil jantares por dia, além das refeições transportadas à Casa do Estudante e ao Centro Agropecuário da Palma, que somam 180 jantares.

Para frequentar

Os horários de funcionamento e os valores das refeições permanecem os mesmos. O valor das refeições para estudantes não bolsistas (fixo) é de R$ 2,00. Já para os servidores, o valor é de R$ 10,15, tanto para o almoço quanto para o jantar.

A Universidade também estabeleceu uma parada nova do Transporte de Apoio nos horários de funcionamento do RU Central, na esquina das ruas Princesa Isabel e Félix da Cunha, a aproximadamente 250 metros do Restaurante.

Horários de funcionamento

De segunda-feira a sexta-feira:

• Desjejum (somente para bolsistas registados) – 6h30min às 8h30min

• Almoço – 11h às 14h

• Jantar – 17h30min às 20h

Finais de semana e feriados:

• Desjejum – 8h30min às 9h30min

• Almoço – 11h30min às 13h