Comunidade pelotense recebe oficialmente o Largo do Bola

Foi inaugurado oficialmente na tarde desta segunda-feira (12) o Largo João Alberto “Bola” dos Santos Pedroso. O espaço fica localizado em um trecho da rua Coronel Alberto Rosa, estendendo-se da esquina com a rua Benjamin Constant até quase a rua Almirante Tamandaré. Requalificado pela Universidade Federal de Pelotas, passou a contar com passeio elevado, canteiros com árvores frutíferas, bancos e um amplo local para manifestações artísticas e culturais.

O ato, assim como a própria denominação do local, foi uma grande homenagem ao Bola, apelido pelo qual era conhecido o servidor técnico-administrativo em educação João Alberto dos Santos Pedroso. Ele foi o primeiro servidor ativo da UFPel a falecer em decorrência de Covid-19. A inauguração atraiu grande público e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a reitora da Universidade, Isabela Andrade, e o vereador Jurandir Silva, que encabeçou junto ao poder público municipal a iniciativa de nomear o local.

Diversas pessoas foram convidadas a falar sobre a vida e a trajetória de Pedroso. A servidora Renata Garcia, que foi sua colega, destacou que Bola influenciava pessoas por onde passava. Já a integrante do Instituto Mario Alves, Mana Gottardo, salientou que o largo poderia receber o nome de qualquer uma das 700 mil vítimas do coronavírus no Brasil.

O diretor do Instituto de Ciências Humanas, Sebastião Peres, líder da unidade acadêmica na qual Bola era lotado, lembrou que essa é uma homenagem que ninguém gostaria de estar prestando. “O Bola acreditava que esse espaço que deveria ser apropriado pelos jovens que estão em seus cursos”, disse o diretor, ao citar que tem a certeza de que isso ocorrerá, sendo o largo um local para manifestações e atos da comunidade.

“Para que essa cerimônia seja digna do Bola, ela deve ser política”, iniciou assim seu discurso o vereador Jurandir Silva. Mas ele complementou: “Também deve ser de amizade, bom humor, amor”. O edil lembrou que homenagear Pedroso é também homenagear a grande massa de servidores públicos que realizam seu trabalho com zelo, os militantes pelos direitos sociais, os negros e as vítimas da Covid-19.

Finalizando os pronunciamentos, a reitora Isabela Andrade destacou que o espaço inaugurado agora é mais um movimento para a disponibilização de locais de convivência para a comunidade. No entanto, segundo ela, é mais um movimento, também, para a resistência feito pela UFPel, que, ao batizar o lugar como Largo do Bola, quer marcar posição contrária ao governo anterior, que, desafiando a ciência, permitiu uma mortalidade por Covid-19 no Brasil muito acima da média mundial.

Após as falas, procederam-se o plantio de árvore em um dos canteiros e o descerramento de placa. Em seguida, houve apresentação artística conduzida pelos professores dos cursos de Música Leandro Maia e Raul Costa D’Ávila.