“Diálogos Acadêmicos” debate o ensino remoto

“Mirando a Nuvem: Impactos, Limites e Desafios do Ensino Remoto” será o tema da quinta edição do evento Diálogos Acadêmicos, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A atividade é aberta à comunidade universitária e ocorrerá presencialmente, nesta quinta-feira (15), às 15h, no Auditório da Faculdade de Direito (Praça Conselheiro Maciel). O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.

O palestrante é o professor titular emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dilvo Ilvo Ristoff. O convidado foi pró-reitor de Graduação da instituição, presidiu o Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras, integrou a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior e o Comitê Assessor do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB). Foi, por mais de quatro anos, diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), tendo participado ativamente do processo de construção e implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Exerceu, ainda, o cargo de diretor de Educação Básica da Capes, onde atuou na formulação da Política Nacional de Formação de Professores, na implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e na reorganização e viabilização do Observatório da Educação, entre outros. Foi diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC.

O evento é uma iniciativa entre o Gabinete da Vice-Reitoria (GVR) e a Pró-Reitoria de Ensino (PRE), por meio da Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU).