Reunião realizada na UFPel institui Fórum de Reitores das instituições públicas de ensino superior do RS

Dirigentes das instituições públicas de ensino superior gaúchas formalizaram, na tarde desta segunda-feira (5), a criação do Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (FORIPES-RS). A atividade ocorreu em Pelotas (RS), no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que sediou a primeira reunião do grupo.

O FORIPES-RS congregará seis universidades federais, uma universidade estadual e três institutos federais do estado: Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

A criação do Fórum é a formalização de um canal de diálogo formado pelos reitores e reitoras das instituições, que vinham se reunindo informalmente para a discussão de temas sensíveis às universidades e institutos nos últimos anos, como os cortes orçamentários, os ataques à reputação das instituições e as estratégias de valorização de tais instituições junto à sociedade.

O grupo também tem a pretensão de utilizar o Fórum para aumentar a atuação das instituições superiores gaúchas em conselhos e órgãos de fomento à pesquisa, ocupando espaços e buscando oportunidades para as entidades representadas. Outra frente de trabalho pensada pelo grupo é a de aproximação entre as instituições para aproveitamento de recursos e para integração de programas e projetos acadêmicos.

Ficou definida já nesta reunião a presidência do FORIPES-RS, que será ocupada pela reitora da UFPel, Isabela Andrade, tendo por vice-presidente Júlio Heck, dirigente do IFRS. Entre as primeiras ações que serão encabeçadas pelo grupo está a de busca de alternativas para combater a evasão de estudantes e o preenchimento das vagas ociosas existentes nas instituições, cujos índices vêm aumentando nos últimos anos.

Propósitos comuns

A reunião que culminou com a instituição do fórum de reitores iniciou com um almoço, em restaurante no centro de Pelotas. Na ocasião, os dirigentes puderam receber as boas-vindas da prefeita Paula Mascarenhas. Paula celebrou a parceria entre as universidades e o poder público municipal como uma força para auxiliar a superar desafios. Por isso, a prefeita destacou a iniciativa como interessante, no sentido da construção coletiva de soluções: “Devemos fortalecer essa rede de instituições”.

Após a refeição, os dirigentes foram recepcionados no Campus Anglo da UFPel por membros da gestão da Universidade. Foi realizada uma foto oficial do grupo, que, logo em seguida, iniciou a reunião propriamente dita, no Gabinete da reitora Isabela. Cada reitor apresentou a si próprio e a sua instituição. Como anfitriã, a reitora da Federal de Pelotas comunicou aos pares que o líder da UERGS não poderia estar presente, mas que encaminhou, por e-mail, parecer favorável à criação do colegiado.

Também ocorreu durante o encontro uma discussão sobre uma proposta preliminar do regimento interno do FORIPES-RS, cuja aprovação deverá ocorrer na segunda reunião. No entanto, ocorreu nessa primeira reunião a eleição dos dirigentes do grupo.

Depois disso, ocorreu a assinatura da ata de criação do fórum, assinada por todos os presentes. Foram signatários os reitores e reitoras Carlos Bulhões (UFRGS), Flávio Nunes (IFSul), Isabela Andrade (UFPel), Júlio Heck (IFRS), Lucia Pellanda (UFCSPA), Luciano Schuch (UFSM), Nídia Heringer (IFFar) e Roberlaine Jorge (Unipampa) e pelo vice-reitor Renato Duro (FURG).

Finalizados os atos previstos para a pauta, os dirigentes puderam participar de um breve passeio pelo Centro Histórico de Pelotas, onde puderam visitar duas atrações ligadas à UFPel, o Museu do Doce e o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG).

Publicado em 06/06/2023, nas categorias Destaque, Notícias.