Bolsas de auxílio a quilombolas e indígenas receberão aumento em setembro

A Universidade Federal de Pelotas concederá, a partir do mês de setembro, aumento nas bolsas de auxílio pedagógico para estudantes quilombolas e indígenas que tem financiamento próprio da instituição. O incremento equiparará o valor recebido desses bolsistas com aqueles que recebem auxílio semelhante da Bolsa Permanência do Ministério da Educação; de R$ 900,00, a assistência passará a ser de R$ 1.400,00. Essa é a primeira vez em que os valores das bolsas são reajustados desde a criação do programa, em 2013, tanto daquelas pagas pelo MEC, quanto das de financiamento próprio da UFPel.

Esse programa de bolsas de auxílio pedagógico foi criado pela UFPel com o objetivo de complementar a iniciativa do ministério, visto que o número de auxílios disponibilizados pelo MEC não contempla todo o contingente de estudantes que ingressam na UFPel na condição de quilombolas e indígenas: enquanto 43 bolsas são pagas por Brasília, quase o mesmo número, 42, são custeadas pela Universidade.

“Ao realizar essa atualização, a UFPel demonstra seu próprio compromisso com a permanência e com as condições de formação de qualidade desses estudantes”, afirma o coordenador de Diversidade e Inclusão da Universidade, Mario Carvalho.

No entanto, a ideia é não parar por aí. “A Universidade tem trabalhado para que o Ministério da Educação passe a disponibilizar seu auxílio para todos esses estudantes e futuros ingressantes”, explica o coordenador.

Publicado em 02/06/2023, na categoria Notícias.