HE UFPel reforça recursos de espaço de simulação realística

O Centro de Simulação Realística do Hospital Escola da UFPel (CSR/HE-UFPel) tem seus serviços qualificados nas últimas semanas, com a aquisição de novos manequins de aprendizado. Os recursos para a compra foram destinados pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Depas/Ebserh).

Os 34 novos manequins, que tiveram um custo de R$ 87 mil, permitirão treinamentos em reanimação cardiorespiratória e cardiopulmonar em adultos, crianças e bebês e intubação; também há modelos cardioversores e para treinamento intraósseo pediátrico. O quantitativo permitirá, além disso, o uso simultâneo dos equipamentos por todos os participantes das atividades, com oito alunos e um professor.

Segundo o gerente de Ensino e Pesquisa do HE-UFPel, professor Tiago Collares, há dois anos, o Centro de Simulação Realística era um desejo de todos e um desafio. “Unimos todos os esforços necessários para desenhar o projeto, posteriormente tirá-lo do papel e assim fazer o sonho se tornar realidade”, afirma. Para Collares, o CSR está conectado a muitas ações não apenas no ensino, mas diretamente relacionada ao dia a dia assistencial: “A capacitação de alunos e profissionais traz confiança as equipes e segurança aos pacientes”. O gerente explica que os próximos passos para a qualificação do espaço são na busca de simuladores de alta-fidelidade.

Já a chefe do Setor de Gestão do Ensino Gabriela Klein Couto, que coordena o CSR, lembra que o local é um espaço que proporciona um aprendizado de excelência e possibilita o desenvolvimento de habilidades práticas: “É um ambiente dinâmico e interativo, projetado para simular situações da vida real, permitindo a aprendizagem em um contexto seguro e controlado”. Gabriela lembra que, com a chegada dos equipamentos, os estudantes da UFPel poderão vivenciar desafios e aperfeiçoar suas habilidades, preparando-se adequadamente para a realidade profissional que os aguarda.

Simulação realística

Inaugurado em agosto de 2022, o Centro de Simulação Realística do Hospital Escola tem o objetivo de capacitar profissionais e estudantes em habilidades específicas por meio de tecnologias de simulação. A estrutura está localizada no Bloco 3 do HE, na avenida Almirante Guillobel, 221, bairro Fragata. Instalado em uma área de 65,97 m², o centro contempla espaços simulados de Bloco Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo Adulto, Enfermaria Clínica, Cenário de Sala de Parto e Recepção do recém-nascido.

A simulação realística permite aos estudantes e profissionais praticarem procedimentos e situações clínicas complexas em um ambiente controlado, sem riscos aos pacientes reais e contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas, comunicação interpessoal, tomada de decisão rápida e trabalho em equipe.

Publicado em 01/06/2023, na categoria Notícias.